Mapa Mental: Polaridade e Forças Intermoleculares

Descubra tudo sobre Polaridade e Forças Intermoleculares com este mapa mental que vai salvar a sua prova de química!

Mapa Mental: Polaridade e Forças Intermoleculares

Quando duas moléculas se aproximam, há uma interação de seus campos magnéticos, o que faz surgir uma força entre elas. É o que chamamos de força intermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula (polar ou apolar) e, no caso das polares, de quão polares elas são.

QUER SABER MAIS SOBRE FORÇAS INTERMOLECULARES? DÊ UMA OLHADA NESTE RESUMO!

Como definir o conceito de polaridade? Encontre a resposta aqui um resumo e exercícios para entender o assunto e gabaritar o vestibular!

A polaridade de uma molécula está diretamente relacionada à forma na qual os elétrons são distribuídos ao redor dos átomos. Se houver uma distribuição simétrica, a molécula será apolar, porém, se a distribuição for assimétrica, e uma das partes da molécula possuir uma grande densidade eletrônica, então será uma molécula polar.

Restringindo-nos apenas a moléculas diatômicas (formadas por apenas dois átomos): quando pelo menos dois átomos se ligam, formando uma molécula, existe entre eles uma “disputa” pelos elétrons. Quando um dos átomos é mais eletronegativo que o outro, ele conseguirá manter os elétrons mais próximos de si por mais tempo. Dessa forma, podemos dizer que o lado da molécula que possui o átomo mais eletronegativo fica mais negativo, enquanto o lado do átomo menos eletronegativo fica mais positivo. Temos então uma molécula polar.

DESCUBRA TUDO SOBRE POLARIDADE COM ESTE RESUMO COMPLETO!