• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Isomeria plana

Saiba tudo sobre Isomeria Plana com este mapa mental que vai salvar sua prova de química na escola e no vestibular! 😀

isomeria-plana

Em química, existem compostos que possuem mesma fórmula molecular, porém estruturas diferentes. Estes compostos recebem o nome de isômeros. A isomeria é dividida em duas partes: plana e espacial.

Na isomeria plana, a diferença ocorre através de sua fórmula estrutural plana. Este tipo de isomeria pode ser classificada em: isomeria de posição, de cadeia, de função, metameria (isomeria de compensação) e tautomeria. Já na isomeria espacial, diferente da isomeria plana, observada anteriormente, a diferença só é vista através de estrutura espacial. Então, pode-se defini-la a partir de compostos com mesma fórmula molecular e plana, porém, com estruturas espaciais distintas. Seus tipos são: geométrica e ótica.

Tipos de Isomeria Plana

A isomeria plana de posição é um tipo de isomeria em que a diferença é observada pela mudança da posição da insaturação, do grupo funcional ou da ramificação: basta alterar a posição de qualquer um destes elementos. Já a isomeria de cadeia carrega sua diferença nas estruturas de cadeia normal ou ramificada, homogênea ou heterogênea e aberta ou fechada. Tenha como exemplo uma cadeia fechada, como a do ciclopropano, e outra aberta, como a do penteno; ambas possuem mesma fórmula molecular, C3H6.

Na metameria, ou isomeria plana de compensação, ocorre a diferença da posição do heteroátomo (átomo presente entre carbonos que não é hidrogênio). Comumente ocorre em funções que já possuem heteroátomo em sua estrutura, tais como: amida, amina, éter e éster.

QUER SABER MAIS SOBRE ISOMERIA PLANA? CLIQUE AQUI E CONFIRA ESTE RESUMO COMPLETO FEITO ESPECIALMENTE PARA VOCÊ ARRASAR NA SUA PROVA DE QUÍMICA!

Agora que você já está por dentro de tudo sobre química, que tal exercitar seus conhecimentos? Clique aqui e fique atento na nossa página do Gabarito ENEM 2016!