• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Fórmulas Químicas

Preparados para aprender Fórmula Molecular, Fórmula Centesimal e Fórmula Mínima da Química? Esse Mapa Mental vai te dar uma bela ajuda com essas relações numéricas, ou fórmulas químicas, que são cobradas no vestibular, confira:

mapa-quimica-formulas-quimicas

Massa atômica, massa molecular, massa e volume molar: você sabe como calcular essas relações numéricas e químicas? A gente te ensina tudo nesse resumo!

Na Química, trabalhamos com muitas quantidades e para isso criamos algumas unidades para facilitar cálculos e melhorar nosso entendimento. Daí saem as relações numéricas da Química, para nos ajudar a calcular determinadas coisas.

Como primeira relação numérica temos a Massa Atômica, que pode ser definida como a média dos números de massa dos isótopos mais prováveis de um dado elemento químico. Para efeito de uso rápido, podemos consultar a massa atômica dos elementos usando a nossa querida tabela periódica.

Você sabe como medir a massa de um único átomo? A unidade é tão pequena que a Química precisou criar uma unidade específica para isso: a unidade de massa atômica (u ou uma). O valor é equivalente a 1/12 da massa do isótopo mais comum do carbono. Portanto:

1 u ou uma = 1/12 do C = 1,66 x 10-24 g

A massa atômica é o número de vezes que a massa de um átomo é maior que 1 uma.
Ex.:

Oxigênio = 16u
Enxofre = 32u

Utilizando a informação de massa atômica, podemos calcular a Massa Molecular, nossa segunda relação numérica.

Quer saber mais? Confira este resumo completo!

Bons estudos! 😀