• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Estequiometria

Tudo que você precisa saber sobre estequiometria para arrasar na sua prova está neste mapa mental aqui!

mapa-estequiometria-2

Nós te ajudamos a entender tudo sobre cálculo estequiométrico com este resumo que vai salvar sua prova de química! Vem ver!

Derivada do grego, a palavra estequiometria significa em sua raiz: stoicheia = partes mais simples e metreim = medida. Basicamente pode-se resumir este conceito inicial como sendo: os cálculos realizados dentro de uma reação química em proporção, ou simplesmente: cálculos químicos.

Existem alguns cálculos em reações que necessitam de uma análise anterior antes que a regra de três seja construída. Mas quando isso ocorre? Sempre que em sua análise ocorrer de os dados de dois (ou mais) reagentes forem fornecidos. Sendo assim, necessita-se avaliar quem é o limitante e qual está em excesso. Uma observação importante é: sempre utilize em seus cálculos, os dados do reagente limitante.

Reações consecutivas são aquelas que ocorrem em mais de uma etapa, é quando se tem uma sequência de reações e se interliga elementos de etapas diferentes. Em uma análise desse tipo, necessita-se identificar os envolvidos e montar uma equação global (geral) que faça uma relação direta entre as duas substâncias.

QUER SABER MAIS SOBRE ESTEQUIOMETRIA? VEJA NESTE RESUMO COMPLETO E APRENDA TUDO!