Mapa Mental: Atomística

Ainda tem dúvidas sobre Atomística? Venha tirar todas com este mapa mental que vai salvar sua prova de matemática da escola e do vestibular!

mapa-mental-abril

Assim como na biologia se estudam os processos evolutivos, em química estudamos uma espécie de evolução também, em que o átomo é o personagem principal deste processo de aprendizagem. Neste resumo, iniciaremos o estudo de um universo muito além da nossa capacidade de enxergar. Trata-se do universo microscópico dos átomos e das moléculas; trata-se da Atomística.

Visão Microscópica: As partículas subatômicas

Por volta de 400 a.C., Demócrito e Leucipo, através da Filosofia, acreditava que a matéria seria formada pelo agrupamento de partículas de tamanho muito reduzido e formato esférico, maciças e que não pudessem ser divididas. Era o mundo microscópico entrando em cena, como na figura acima, em que se tem a visão microscópica das células vermelhas do sangue. A essa partícula, discutida pelos filósofos, foi dado o nome de átomo (em grego significa: indivisível). Mais tarde foram descobertas as demais partículas subatômicas, a saber, prótons, nêutrons e elétrons.

A localização de cada partícula ocorre da seguinte maneira:

• Núcleo: Parte central do átomo, composta por prótons (positivos) e nêutrons (nulos).
  • Eletrosfera: Região composta pelos elétrons, estes orbitam ao redor do núcleo e são eletricamente negativos.