• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Vem, monstro! Venha aprender 3 diferenças entre proteínas e lipídeos!

Vem, monstro! Descubra 3 diferenças entre proteínas e lipídeos!

lipídeos

A origem do termo proteína revela sua importância: proteios, palavra gre­ga que significa “primeiro”, “primário”. Enquanto os açúcares fornecem a energia necessária para que nosso cérebro e nossos músculos trabalhem, as proteínas são como os tijolos que constroem os seres vivos. O corpo humano é constituído por milhões de tipos diferentes de proteínas — que são sintetizadas pelo organismo a partir dos alimentos —, desempenhando as mais variadas funções.

DÊ UMA OLHADA EM NOSSO GABARITO ENEM 2015!

Já os lipídeos são um grupo de compostos orgânicos que inclui os óleos e as gorduras de origem animal ou vegetal. O termo lipídeo vem do grego lípos, que significa “gordura” ou “graxa” e ideo, que significa “relativo a”. Assim, lipídio refere-se às substâncias presentes na gordura.

lipídeos

1 – Energia

Os lipídios fornecem mais energia que as proteínas e os açúcares, e constituem a maneira mais eficiente de armazenamento de energia. Por isso, quando não “gastamos” toda aquela energia, engordamos, porque toda energia é guardada em forma de gordura. Então, trate de fazer exercícios…

lipídeos

2 – Importância

Como foi dito anteriormente, as proteínas são como os “tijolos” do corpo humano, e, por isso, são essenciais. Já as gorduras não servem para nada, a não ser que vocês sejam esquimós que precisam se proteger do frio, já a gordura deixa o corpo quentinho.

lipídeos

Brincadeiras à parte, os lipídios não são somente gorduras: também existem alguns óleos que são benéficos para o nosso corpo, como, por exemplo, o azeite de oliva, que traz diversos benefícios para nós.

3 – Funções orgânicas presentes

As proteínas são formadas por aminoácidos, isto é, são constituídas por aminas e ácidos carboxílicos.

lipídeos

Já os lipídeos são formados por ésteres derivados de ácido carboxílicos de cadeias longas (acima de 12 carbonos na cadeia principal), chamados de ácidos graxos, e também de álcool, mais especificamente do glicerol (propanotriol).

lipídeos

E aí, monstro? Agora, quando comer seu frango com batata doce ou beber seu shake protein, você vai lembrar dessas 3 diferenças.

lipídeos