• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Leia esta lista e prove que você conhece os 5 fatores que alteram a velocidade de uma reação

Quais seriam esses fatores, que alteram a velocidade de uma reação? Seriam fatores que facilitam ou dificultam o acontecimento de uma reação. Em outras palavras, tornam a reação mais rápida ou mais lenta! Entendido?

Vamos lembrar dos 5 principais fatores que alteram a velocidade de uma reação?

1) Temperatura

Pensa comigo, você acha que uma reação é mais rápida com baixas ou elevadas temperaturas?

Não sabe? Então eu te explico, quando aumentamos a temperatura de um sistema, aumenta-se a agitação das moléculas, logo, aumentam os choques efetivos e a reação acontece mais rapidamente! Tipo quando você faz aquela chapinha, sabe? 😉

 

2) Pressão

Pensa em uma seringa, se nós apertarmos a seringa concorda comigo que sobram menos espaços vazios?

E se sobram menos espaços vazios, concorda que as moléculas ficam mais juntas? Sim, né? Então, se as moléculas ficam mais unidas, aumentam e os choques efetivos e a reação acontece mais rapidamente!

3) Grau de liberdade

Grau de liberdade? Nunca ouvi falar, Aline!

A diferença entre uma substância sólida, líquida e gasosa está justamente no grau de liberdade de cada uma. Qual estado físico você acha que tem as moléculas mais livres? Eu ouvi um GASOSO? Sim, você está certo! As moléculas no estado gasoso estão muito afastadas e agitadas o que dá uma liberdade muito grande à elas.

Então, quanto maior o grau de liberdade, mais agitadas estarão as moléculas o que aumenta e os choques efetivos e mais rápido acontece a reação!

4) Superfície de contato

 

Fator que aparece muito em prova, deve possuir pelo menos um reagente sólido! Vamos pensar num exemplo pra facilitar. Quando você toma sua vitamina C em comprimido, ele dissolve mais rápido se você colocar inteiro dentro do copo ou se cortar em pedaços menores? Se você respondeu, pedaços menores, você acertou!

Ou seja, quanto maior a superfície de contato, maior a quantidade de choques efetivos e maior a velocidade da reação!

5) Concentração                

Quando aumentamos a concentração, ou seja, deixamos mais cheio, aumentamos os choques efetivos e, por consequência, aumentamos a velocidade da reação!

E então, galera? Agora está fácil, né? Nos vemos na próxima lista!