• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Exercício Resolvido: UNICAMP – Química

Preparado para a prova da UNICAMP? Resolva este exercício de química e fique craque!

Exercício Resolvido: UNICAMP - Química unicamp unicamp

(UNICAMP) Computadores, televisores, transformadores elétricos, tintas e muitas outras utilidades que facilitam a comunicação, já empregaram os PCBs (compostos bifenílicos policlorados). Infelizmente, a alta estabilidade dos PCBs, aliada às suas características prejudiciais, os colocou dentre os mais indesejáveis agentes poluentes. Esses compostos continuam, ainda, presentes no ar, na água dos rios e mares, bem como em animais aquáticos e terrestres. O gráfico a seguir mostra a sua degradabilidade, em tecidos humanos.

Exercício Resolvido: UNICAMP - Química

 

a) Imagine que uma pessoa, pesando 70 kg, ingere 100 kg/ano de um alimento contaminado com 0,3 ppm (mg kg-1) de PCBs, e que o nível letal de PCBs para o ser humano seja 1300 ppm. Será possível que este nível de PCBs seja alcançado, ao longo de sua vida, considerando a alimentação como única forma de ingestão de PCBs? Responda sim ou não e justifique.

b) Após realizar exames de laboratório, uma moça de vinte e cinco anos descobriu que estava contaminada por 14 ppm de PCBs, o que poderia comprometer seriamente o feto em caso de gravidez. Deixando imediatamente de ingerir alimentos contaminados com PCBs, ela poderia engravidar ao longo de sua vida, sem nenhum risco para o feto? Responda sim ou não e justifique, sabendo que o limite seguro é de aproximadamente 0,2 ppm.

 

GABARITO

a) Primeiro nós vamos desconsiderar a eliminação de PCBs, que é muito pequena, em função do tempo.

Convertendo as unidades, temos: 0,3 ppm corresponde à 0,3 mg/kg.

Por ano a pessoa contaminada ingere 0,3 mg/kg x 100 kg/ano = 30 mg.

Para atingir a quantidade letal, a quantidade de PCBs deverá acumular. Como a pessoa pesa 70 kg a quantidade letal será: 1300 ppm x 70 kg = 91000 mg.

Podemos então fazer uma comparação:

30 mg → 1 ano

91000 → x anos

x = 3033 anos.

Logo, não é possível atingir o nível letal nas condições consideradas. Se a eliminação fosse considerada (neste caso a resolução é mais difícil, além de desnecessária), o tempo necessário para alcançar o nível letal seria maior ainda.

 

b) Sabemos que a meia vida é o tempo necessário para que a massa de uma amostra radioativa chegue na metade então, de acordo com o gráfico o tempo de meia vida será 10 anos:

Exercício Resolvido: UNICAMP - Química

Quanto tempo vai demorar para chegar ao limite seguro de concentração (0,2 ppm)?

01

Então a moça somente poderia engravidar após um período maior do que 60 anos, quando teria mais de 85 anos, o que significa que ela nunca poderia engravidar de modo seguro (nas condições atuais do conhecimento humano).