• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Exercício Resolvido: Polimerização e Reações Orgânicas

Para resolver essa questão, assista uma aula sobre Polimerização e Reações Orgânicas.

Hoje vamos resolver uma questão que envolve polimerização, mas também envolve reações orgânicas. Let’s go!

 

1. (UNICAMP) Marcas Esmaecidas – Gel feito de látex natural é a mais recente promessa para combater rugas. Um teste preliminar realizado com 60 mulheresde idade próxima a 50 anos indicou uma redução de 80% das rugas na região da testa e dos olhos, após quase um mês de uso diário de um gel antirrugas feito de látex da seringueira. Esses dados são parte de uma reportagem sobre farmacologia, divulgada pela Revista n°157.

a) O látex natural, a que se refere o texto, é uma dispersão coloidal de partículas de polímeros que, após coagulação, leva à formação da borracha natural. A partir da estrutura dos monômeros fornecidos no espaço de resposta, represente dois polímeros do látex, usando 4 monômeros em cada representação.

b) Calcule a massa molar (g/mol-1) de um látex cuja cadeia polimérica, para efeito de cálculo, é constituída por 10.000 unidades do monômero.

 

 

 

GABARITO:

1.

a) Dois exemplos:

quimica-1

Há outras possibilidades.

Um ocorre se os monômeros estiverem orientados da mesma forma e o outro surge se os monômeros estiverem com suas orientações invertidas.

b) A fórmula molecular do monômero é: C5H8. Portanto, sua massa molar é igual a (5×12 + 8×1) = 68 g mol-1. Entretanto, para um polímero, deve-se verificar se há perda ou adição de átomos de moléculas diferentes do mesmo monômero. No caso da borracha não há perda de moléculas.
Portanto, a massa molar do polímero é igual a 10.000 x 68 = 680.000 g.mol-1.
 

O assunto está bem explicado? Deixe nos comentários o tema que você quer que seja resolvido por aqui! :]