• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Exercício Resolvido: FUVEST – Reações Orgânicas

Vamos resolver um exercício sobre Reações Orgânicas da primeira fase de uma das bancas mais temidas do vestibular: Fuvest!

Exercício Resolvido: Fuvest - Reações Orgânicas Reações Orgânicas Reações Orgânicas

Para resolver essa questão, assista uma aula sobre Reações Orgânicas.

 

1. (FUVEST) Em um funil de separação, encontram-se, em contato, volumes iguais de duas soluções: uma solução aquosa de I2, de concentração 0,1·10-3mol/L, e uma solução de I2 em CCl4, de concentração 1,0·10-3mol/L.

Exercício Resolvido: Fuvest - Reações Orgânicas

Considere que o valor da constante Kc do equilíbrio

 Exercício Resolvido: Fuvest - Reações Orgânicas

é igual a 100, à temperatura do experimento, para concentrações expressas em moI/L. Assim sendo, o que é correto afirmar a respeito do sistema descrito?

a) Se o sistema for agitado, o I2 será extraído do CCl4 pela água, até que a concentração de I2 em CCl4 se iguale a zero.
b) Se o sistema for agitado, o I2 será extraído da água pelo CCl4, até que a concentração de I2 em água se iguale a zero.
c) Mesmo se o sistema não for agitado, a concentração de I2 no CCl4 tenderá a aumentar e a de I2, na água, tenderá a diminuir, até que se atinja um estado de equilíbrio.
d) Mesmo se o sistema não for agitado, a concentração de I2 na água tenderá a aumentar e a de I2, no CCl4, tenderá a diminuir, até que se atinja um estado de equilíbrio.
e) Quer o sistema seja agitado ou não, ele já se encontra em equilíbrio e não haverá mudança nas concentrações de I2 nas duas fases.

 

GABARITO

A partir da reação

I2(aq) ↔ I2(CCl4)

a constante de equilíbrio será:

Kc = [I2(CCl4)] / [I2].

Substituindo os valores, teremos:

100 = [I2(CCl4)] / [I2]

[I2(CCl4)] = 100·[I2]

Mesmo que a concentração de I2 em CCl4 seja maior do que a concentração de I2 em solução aquosa (1,0·10-3mol/L e 0,1·10-3mol/L, respectivamente), a concentração de I2 em CCl4 tenderá a aumentar até atingir o equilíbrio, ou seja, até que a concentração de I2 em CCl4 seja 100 vezes maior do que a concentração de I2 em solução aquosa! Isso não significa que todo o I2 será extraído da água, mas uma quantidade suficiente para atingir o novo equilíbrio.

Com essas informações, vemos que a única alternativa que se encaixa é:

“Mesmo se o sistema não for agitado, a concentração de I2 no CCl4 tenderá a aumentar e a de I2, na água, tenderá a diminuir, até que se atinja um estado de equilíbrio.”

Resposta correta: letra C.