• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Aula ao Vivo: Unidades de Concentração

Você já estudou Unidades de Concentração? Então, não perca a aula ao vivo sobre esse assunto porque os professores Allan Rodrigues e Raphael Neves estarão te esperando para te ensinar tudo o que você precisa para mandar muito bem no ENEM! Confira os horários e baixe o material de apoio aqui no post 😀

tumblr_Blog-320x320px_AllanQuímica: Definições de Misturas e Solubilidade
Turma da Manhã: 10:15 às 11:15, com o professor Allan Rodrigues.
Turma da Noite: 19:45 às 20:45, com o professor Raphael Neves.

Acesse o material da Aula ao Vivo! É só clicar aqui embaixo

Material de Aula ao Vivo
Lista de Exercícios

MATERIAL DE AULA AO VIVO

1. Ao colocar um pouco de açúcar na água e mexer até a obtenção de uma só fase, prepara-se uma solução. O mesmo acontece ao se adicionar um pouquinho de sal à água e misturar bem. Uma substância capaz de dissolver o soluto é denominada solvente; por exemplo, a água é um solvente para o açúcar, para o sal e para várias outras substâncias. A figura a seguir ilustra essa citação.
f1

Suponha que uma pessoa, para adoçar seu cafezinho, tenha utilizado 3,42g de sacarose (massa molar igual a 342 g/mol) para uma xícara de 50 mℓ do líquido. Qual é a concentração final, em molℓ, de sacarose nesse cafezinho?
a) 0,02
b) 0,2
c) 2
d) 200
e) 2000
Gabarito

1. B

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. Uma amostra de 5 L de benzeno líquido, armazenada em um galpão fechado de 1500 m³ contendo ar atmosférico, evaporou completamente. Todo o vapor permaneceu no interior do galpão. Técnicos realizaram uma inspeção no local, obedecendo às normas de segurança que indicam o tempo máximo de contato com os vapores tóxicos do benzeno.
Observe a tabela:

f3

Considerando as normas de segurança, e que a densidade do benzeno líquido é igual a 0,9 f4 , o tempo máximo, em horas, que os técnicos podem permanecer no interior do galpão, corresponde a:
a) 2
b) 4
c) 6
d) 8

2. Uma das consequências do acidente nuclear ocorrido no Japão em março de 2011 foi o vazamento de isótopos radioativos que podem aumentar a incidência de certos tumores glandulares. Para minimizar essa probabilidade, foram prescritas pastilhas de iodeto de potássio à população mais atingida pela radiação.

Suponha que, em alguns dos locais atingidos pela radiação, as pastilhas disponíveis continham f5 mol, cada uma, mol de iodeto de potássio, sendo a dose prescrita por pessoa de 33,2 mg por dia. Em razão disso, cada pastilha teve de ser dissolvida em água, formando 1L de solução.
O volume da solução preparada que cada pessoa deve beber para ingerir a dose diária prescrita de iodeto de potássio corresponde, em mililitros, a: (Dados: K = 39; I = 127)
a) 200
b) 400
c) 600
d) 800

3. O álcool gel, usado como antisséptico e desinfetante, contém 70% em volume de álcool etílico (CH3CH2OH). Para a preparação de 50 L de álcool gel, é necessário um volume de álcool etílico, em L, de
a) 0,35.
b) 0,70.
c) 3,5.
d) 7,0.
e) 35.

4. Com as chuvas intensas que caíram na cidade do Rio de Janeiro em março de 2013, grande quantidade de matéria orgânica se depositou na lagoa Rodrigo de Freitas. O consumo biológico desse material contribuiu para a redução a zero do nível de gás oxigênio dissolvido na água, provocando a mortandade dos peixes.
O volume médio de água na lagoa é igual a f6. Imediatamente antes de ocorrer a mortandade dos peixes, a concentração de gás oxigênio dissolvido na água correspondia a f7

Ao final da mortandade, a quantidade consumida, em quilogramas, de gás oxigênio dissolvido foi igual a: (Dado: O = 16)
a) 24,8
b) 49,6
c) 74,4
d) 99,2

Gabarito

1. B
Teremos:

f8

2. B
Teremos:
f10

3. E
Na preparação do álcool em gel, o volume de etanol deverá corresponder a 70% do volume total da mistura. Assim:

f11

4. B
O consumo biológico desse material contribuiu para a redução a zero do nível de gás oxigênio dissolvido na água, então:

f12