• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Aula ao Vivo: Leis Ponderais e Cálculo Estequiométrico

Na Aula ao Vivo de hoje o professor Allan Rodrigues vai te ensinar tudo sobre Leis Ponderais e Cálculo Estequiométrico <3
Baixe o material dessa aula aqui no post e aproveite para conferir os horários! 🙂

tumblr_Blog-320x320px_Allan
Química: Leis Ponderais e Cálculo Estequiométrico
Turma da Manhã: 10:15 às 11:15, com o professor Allan Rodrigues.
Turma da Noite: 19:45 às 20:45, com o professor Raphael Neves.

Acesse o material da Aula ao Vivo! É só clicar aqui embaixo 🙂

Material de Aula ao Vivo
Lista de Exercícios

MATERIAL DE AULA AO VIVO

1. No jornal Folha de São Paulo, de 14 de junho de 2013, foi publicada uma reportagem sobre o ataque com armas químicas na Síria “[…] O gás sarin é inodoro e invisível. Além da inalação, o simples contato com a pele deste gás organofosforado afeta o sistema nervoso e provoca a morte por parada cardiorrespiratória. A dose letal para um adulto é de meio miligrama. […]”.
Dado: Considere que a massa molar do gás sarin seja 140 g/mol. Constante de Avogadro: 1 entidades.

Baseado nas informações fornecidas e nos conceitos químicos, quantas moléculas aproximadamente existem em uma dose letal de gás sarin aproximadamente?
2

Gabarito

1. D
4

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. Para muitos filósofos naturais gregos, todas as substâncias inflamáveis continham em si o elemento fogo, que era considerado um dos quatro elementos fundamentais. Séculos mais tarde, George Stahl ampliou os estudos sobre combustão com a teoria do flogístico, segundo a qual a combustão ocorria com certos materiais porque estes possuíam um “elemento” ou um princípio comum inflamável que era liberado no momento da queima. Portanto, se algum material não queimasse, era porque não teria flogístico em sua composição. Uma dificuldade considerável encontrada pela teoria do flogístico era a de explicar o aumento de massa dos metais após a combustão, em sistema aberto. Lavoisier critica a teoria do flogístico e, após seus estudos, conciliou a descoberta acidental do oxigênio feita por Joseph Priestley, com seus estudos, chegando à conclusão de que o elemento participante da combustão estava nesse componente da atmosfera (o ar em si) juntamente com o material, e não em uma essência que todos os materiais continham.

Adaptado de: STRATHERN, P. “O Princípio da Combustão”. In: STRATHERN, P. O Sonho de Mendeleiev. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. p.175-193.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre combustão, assinale a alternativa correta.
a) De acordo com a Lei de Lavoisier, ao queimar uma palha de aço, em um sistema fechado, a massa do sistema irá aumentar.
b) Ao queimar uma folha de papel em uma caixa aberta, a massa da folha de papel diminui, porque os produtos da combustão são gasosos e se dispersam na atmosfera.
c) Ao queimar uma vela sobre uma bancada de laboratório, a massa da vela se manterá constante, pois houve apenas uma mudança de estado físico.
d) Considere que, em um sistema fechado, 32, 7g de zinco em pó reagem com 4g de gás oxigênio, formando 40,7g de óxido de zinco (ZnO).
e) Na combustão do carvão, em um sistema fechado, 1 mol de 5 reage com 1 mol de oxigênio formando 2 mol de dióxido de carbono 6

2. No jornal Folha de São Paulo, de 01 de novembro de 2013, foi publicada uma reportagem sobre uma Universidade paulista que foi construída sobre terra que contém lixo orgânico “[…] Com o passar do tempo, esse material começa a emitir gás metano, que é tóxico e explosivo […]”.
Dado: Constante universal dos gases
7

Quantos litros de O2(g) a 1,00 atm e 27°C são necessários para reagir em uma reação de combustão completa com 40g de gás metano?
a) 123L
b) 61,5L
c) 24,6 L
d) 49,2 L
3. Nas grandes cidades, a quantidade de poluição que todos os carros produzem juntos pode criar grandes problemas. Na Europa, nos EUA e no Brasil foram criadas normas para limitar a quantidade de poluição que os carros podem produzir, assim os fabricantes de automóveis melhoraram motores e sistemas de alimentação reduzindo ainda mais os poluentes, mediante o uso de catalisadores, que tratam os gases de escapamento antes que eles saiam do automóvel.

8

A imagem acima sugere que na combustão ocorrente no motor do carro entram no sistema catalisador gases poluentes como o monóxido de carbono e saem na descarga gases inofensivos mediante novos processos químicos ocorrentes no interior do sistema catalisador.

Se na entrada do catalisador forem introduzidos 20 mols de monóxido de carbono, quantos mols de oxigênio molecular serão gastos e quantos mols de gás carbônico serão eliminados supondo a reação simples entre o monóxido de carbono e oxigênio molecular?
a) Foram gastos 9 10 mols de e formam 20 mols de 10
b) Foram gastos 9 20 mols de e formam 10 mols de 10
c) Foram gastos 9 20 mols de e formam 20 mols de 10
d) Foram gastos 9 10 mols de e formam 10 mols de 10
e) Foram gastos 9 30 mols de e formam 20 mols de 10

 

Gabarito

1. B
a) Incorreta. De acordo com a Lei de Lavoisier, ao queimar uma palha de aço, em um sistema fechado, a massa não irá alterar.
b) Correta. Ao queimar uma folha de papel em uma caixa aberta, a massa da folha de papel diminui, porque os produtos da combustão são gasosos e se dispersam na atmosfera.
c) Incorreta. Ao se queimar uma vela, ocorrerá diminuição de massa, pois haverá a queima do pavio e da parafina.
d) Incorreta. Em um sistema fechado, 32,7 g de zinco em pó precisa de 8 g de oxigênio, para formar 40,7 g de óxido de zinco (ZnO).
e) Incorreta. Em um sistema fechado, 1 mol de C(s) reage com 1 mol de oxigênio formando 1 mol de dióxido de carbono 6

2. A
11

3. A
Teremos:
12