• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

3 leis sobre Funções Inorgânicas que você precisa conhecer!

Como você pode saber se uma substância é ácida ou básica? Descubra com esta lista sobre funções inorgânicas e fique preparado para sua prova de química!

3 leis sobre Funções Inorgânicas que você precisa conhecer!

Antigamente, os químicos provavam as substâncias (isso mesmo, PROVAVAM). As substâncias que tinham sabor azedo eram as ácidos, e as que tinham sabor adstringente (travam a língua como uma fruta verde) eram as bases.

Ainda bem que isso não ocorre mais, né? Já pensou você tendo que provar Hidróxido de Sódio para saber se ele é uma base ou ácido? Muitos químicos também não sobreviveriam a tantas provas. 🙁

Com essa lista você vai relembrar as 3 teorias ácido-bases que vieram para classificar essas substâncias.

 

1 – Teoria de Arrhenius

Essa teoria foi proposta pelo químico sueco Svante Arrhenius. Foi a primeira teoria a ser postulada, e também é a mais utilizada para definir Bases ou Ácidos. Essa teoria diz que Bases são substâncias que, em meio aquoso, liberam como único ânion a hidroxila (OH-). E os Ácidos liberam como único cátion, o Hidrogênio (H+), que em meio aquoso forma o cátion Hidrônio (H3O+).

H2SO4(aq) –> 2H+ + SO42-

NaOH(aq) –> Na+ (aq) + OH(aq)

 

2 – Teoria de Brönsted-Lowry

Johannes Brönsted foi um físico-químico dinamarquês e Thomas Lowry um cientista britânico. Apesar desta teoria ter o nome dos dois, eles não trabalharam juntos, os dois eram independentemente um do outro, porém trabalhavam simultaneamente. A ideia de um complementava a do outro, por isso essa teoria leva o nome dos dois.

Esta foi à segunda teoria a ser elaborada, depois da de Arrhenius. Ela diz que Bases, são substâncias que recebem prótons, no caso o íon H+, e os Ácidos são as que doam os prótons.

NH3(aq) + H2SO4(aq) –> NH4+(aq) + HSO4(aq)

Base         Ácido

 

3 – Teoria de Lewis

Gilbert Lewis foi um químico estadunidense, ele aperfeiçoou as duas teorias postuladas anteriormente. Essa teoria, diferentemente das outras duas, trata da doação e receptação de elétrons, e não de prótons ou íons. Ela diz que Bases são substâncias capazes de doar pares de elétrons e os Ácidos são capazes de receber pares de elétrons.

Uma coisa é certa:

Não se deve brincar nem com bases e nem ácidos, mas isso você já sabia, né?

3 leis sobre Funções Inorgânicas que você precisa conhecer!

Hidróxido de Sódio (Base) e Ácido Clorídrico (Ácido).

Essas teorias foram testadas e comprovadas em laboratórios, mas você sabia que eles também estão na sua CASA? Mas fique calmo! Nós usamos as Bases e os Ácidos todos os dias. Aqui vai alguns exemplos:

  • Bases:

Os produtos de limpeza, sabão em pó, sabonetes, etc., são substâncias básicas, a não aqueles que dizem que são de pH neutro.

3 leis sobre Funções Inorgânicas que você precisa conhecer!

 

  • Ácidos:

Muitos dos alimentos que consumimos são ácidos, por exemplo, vinagre, café, frutas cítricas, como a laranja e o limão, entre muitos outros.


Continue estudando! Leia um resumo, questões comentadas e veja um mapa mental sobre Funções Inorgânicas e Óxidos. Estude com a Família Descomplica e gabarite o  ENEM e vestibulares! <3