• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Questões Geopolíticas( parte 1 )

Galera do Desconversa, tudo bom?

Hoje vou dar inicio a uma discussão que é de interesse de todos, nesses próximos dois ‘’posts’’ vou falar de Questões Geopolíticas, um assunto que SEMPRE cai em nos vestibulares de inúmera maneiras.

Quando falamos de Questão Geopolítica o que pensamos na mesma hora? Conflitos!! E que tipo de conflitos? Na mesma hora pensamos: religiosos/étnicos ou financeiros, certo? Então, é com base nesses nossos dois pensamentos mais corriqueiros que vou desenvolver esse assunto com vocês.

Primeiro vamos abordar Questões Geopolíticas de cunho financeiro, que são menores de tamanho para serem escritas, mas tem uma importância literalmente, do tamanho do mundo.

No mundo contemporâneo, temos a geopolítica do petróleo como a base desse tipo de conflitoquestão no mundo. Desde que esse elemento passou a ser a base de maioria das atividades econômicas industrias que exercemos, possuí-lo passou a ser do economicamente rentável passou a ser uma questão de poder. Nas ultimas duas décadas a maioria dos conflitos que tiveram causas econômicas o petróleo estava, ou como causa real ou como ‘’sem querer’’ conseqüências de uma guerra vencida.

Saindo um pouco do petróleo, mas sem sair de Questões Geopolíticas, vale a pena comentar que o Narcotráfico, hoje em dia, detém um poder econômico e político tão grande que é capaz de praticamente governar paises.( Logo, vale a pena estudar também o narcotráfico também!!!)

Pessoal, domingo é 2ºexame de qualificação da UERJ, se vale uma dica “em cima” da hora a dica é: dêem uma olhadinha na matéria sobre Rio de Janeiro que é um tema que caiu MUITO na prova.

É isso pessoal, até mais ver..qualquer duvida deixem um comentário que respondo logo,logo!!

Boa prova à todos!