• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Questão sobre o uso correto dos pronomes

Bom dia a todos! Como anda o nervosismo pré ENEM? A prova está chegando mas vocês sabem que podem contar conosco para tudo, né? 🙂

Deem uma olhada na questão recebida em nosso fórum:

Pergunta:

Compelte os espaços com os pronomes relativos adequados, utilizando as preposiçoes quando necessário:

“Atualmente, os meios ___________ dispomos…”

“Fui traído pelos amigos __________ mais confiava”

“…em uma relação àquele __________ devia respeito e admiração”

“É um monumento _____________ todos os brasileiros se orgulham”

“…era uma pessoa __________ nome nao se lembra “

Alternativas:

a) de que, em quem, a quem, de que, de cujo.

b) que, em que, quem, de que, cujo.

c) a que, em que, de quem, que, de cujo.

d) por que , os quais, a quem, de que, cujo.

e) de que, que, a quem, que , de cujo.

Qual é a alternativa correta? E por quê?

Resposta: Vamos lá! 🙂

A resposta correta, pra mim, é a letra A.

“Atualmente, os meios de que dispomos…” ( o verbo “dispor” é transitivo indireto e, por isso, precisa de uma preposição após o seu uso, que vem juntamente com o pronome relativo “que” que retoma o termo “meios)

“Fui traído pelos amigos em quem mais confiava” ( o verbo “confiar” é transitivo indireto e, por isso, necessita da preposição “em” em seu emprego. Além disso, o pronome “quem” retoma o termo amigos.)

“…em uma relação àquele a quem devia respeito e admiração” ( o verbo “dever” é transitivo direto e indireto e, no caso, a preposição “a” deve ser usada juntamente com o pronome “quem”)

“É um monumento de que todos os brasileiros se orgulham” ( o verbo “orgulhar” é transitivo indireto e, por isso, a preposição “de” vem juntamente com o pronome relativo “que”, que retoma um termo dito anteriormente(monumento)

“…era uma pessoa de cujo nome nao se lembra ” ( o verbo “lembrar” é transitivo indireto e, por isso, a preposição “de” vem juntamente com o pronome relativo “cujo”, que é usado nesse caso pois está ligado a um termo ainda não mencionado na oração(nome).

O que acharam? Alguma dúvida? Atentem sempre para a regência do verbo e para a função do pronome que precisa ser usado: retoma um termo já dito ou se liga a algum que ainda será mencionado?

Bons estudos,

Diego