• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Próxima parada: UERJ

Galera!

Estamos chegando à reta final de uma longa caminhada, porém muito produtiva. Agora, ao contrário do que muitos pensam, é a hora do pique total; portanto, vamos começar nossa saga Segunda fase UERJ.

Como vocês sabem, todos fazem prova de língua portuguesa instrumental e redação e alguns, específica Língua Portuguesa/Literatura Brasileira. Diante disso, tenho uma proposta para vocês: primeiro, analisamos a prova instrumental e depois, a específica, ok?

Antes de estudarmos a prova, propriamente dita, deixarei algumas dicas importantes para vocês encararem qualquer vestibular. Vamos lá!

Para fazer uma boa prova, não basta saber o conteúdo, é fundamental  fazer uma boa leitura dos enunciados da prova, ou seja, ler e entender o que a UERJ, por exemplo, pretende que você responda. E aí, eu sei que você está louco para me perguntar: e como faço isso? Fazendo as provas anteriores. Você vai perceber o modo como o enunciado relaciona os seus conhecimentos aos textos escolhidos. “Destaque”, “explique”, “transcreva”, “identifique” são alguns comandos muito frequentes nas questões da UERJ com os quais, ao fazer as provas, você vai se acostumando.

Isso nas perguntas. E como escrever uma boa resposta, muitos me perguntam também. Ser mais claro e objetivo possível, respondendo, na medida, ao que pede o enunciado.

Observe como a prova é feita, repare nos enunciados, pois no próximo post colocaremos tudo isso em prática.

Até mais!