• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Proposta de Intervenção + vídeos excelentes

Meus queridos, um dos cinco critérios de correção do ENEM cobra a criação de propostas de intervenção.

Com isso, vou explicar a vocês basicamente em que consiste isso. Vocês, na hora da prova, ao lerem o tema proposto, devem pensar de qual maneira esse tema pode ser amenizado ou solucionado. E como fazer isso? Se o tema fala da “valorização dos indígenas em território nacional”, vocês devem pensar formas como poderíamos fazer com que os índios fossem mais valorizados pela população brasileira. E quais seriam essas? Poderíamos pensar nas seguintes: utilização, nas redes de ensino, de conteúdos e vídeos que mostrem a importância da cultura indígena para o brasileiro; criação de alguma matéria obrigatória, no ensino fundamental, por exemplo, que ensine como se dá a cultura indígena; entre outros.

Ou seja, galera: após analisarem o tema e criarem seus argumentos, não deixem de pensar em formas de solucionar ou melhorar a situação descrita no tema.

Além disso, algumas dicas básicas:

– As suas soluções devem estar de acordo com as ideias apresentadas por vocês ao longo do texto;

– Devem ser objetivas e concretas, ou seja, devem ser algo que possa ser posto em prática, e não algo muito idealizado ou subjetivo;

– Como vocês devem saber, só ela vale 200 pontos no ENEM. Ou seja, caprichem para que vocês recebam essa pontuação por completo;

– Dentre os que poderiam solucionar diversos problemas apresentados em vários temas, poderíamos pensar nos seguintes: família, governo, mídia e redes de ensino.

Por fim, meus caros, separei alguns vídeos excelentes do nosso professor Rafael Cunha. Não deixem de ver, hein! 🙂

vídeo sobre a proposta de intervenção
vídeo sobre interdisciplinaridade
vídeo sobre o uso correto da vírgula
vídeo sobre o título + critérios de correção
vídeo sobre a diferença entre assunto e tema
vídeo sobre ampliação do desenvolvimento

Abraços,

Diego