• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Vai fazer a segunda fase da UPE? Veja os 5 principais assuntos de Português que marcam presença na prova!

Preparado para descobrir (e estudar) os 5 principais temas que podem cair na sua prova de Português da UPE? Leia esse resumo e arrase!

01

 

1. Análise textual

Nos últimos anos a UPE tem dado muito mais destaque às questões de análise textual. Então, se liga! Entender e interpretar os textos são habilidades fundamentais para realizar uma boa prova. Não se esqueça de que os enunciados das questões propostas pela UPE são bastante complexos, portanto, atenção à leitura para relacionar da melhor maneira enunciado e resposta.

Acordaaaa! Nada de dormir em cima dos textos! Atenção redobrada a cada palavrinha!

 

 

2. Tipologia textual

Identificar a tipologia textual e os gêneros textuais é a boa para se dar bem na segunda fase da UPE! Lembre-se de estudar as principais características dos textos narrativos, descritivos e argumentativos.  Dê uma revisada também em variações da linguagem, recursos estilísticos do texto e funções do discurso. Esses aspectos linguísticos te darão uma base maneira para detonar as questões de estudo do texto!

Tá chegando! Deixa de preguiça e vai estudar!

 

 

3. Concordância nominal e concordância verbal

Na parte de gramática, sem dúvida, concordância é o assunto queridinho da UPE, pois tem caído em todas as provas dos vestibulares anteriores! Lembre-se de que concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito. O verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes, que são os pronomes, artigos, numerais e adjetivos. A concordância nominal é feita em gênero e pessoa. Com essas dicas não tem como não acertar todas as questões!

Com a cara nos livros! Literalmente!

 

 

4. Crase, pontuação e regência

Além da concordância, outros aspectos sintáticos estão sendo explorados pela UPE nas provas. Então, não pode dar mole! Vale a pena revisar as regras de pontuação e de uso do acento grave, principalmente aqueles casos especiais. A regência também não pode ser esquecida! Regência é a relação de complementação entre as palavras, é a relação de subordinação de um verbo ou um nome e seus complementos. Não tem desespero! É só estudar um pouquinho para garantir de vez sua vaga na UPE!

Estudar, estudar e estudar!

 

 

5. Valor semântico dos conectivos

Outro assunto importantíssimo para quem quer uma vaguinha na UPE! Você já sabe que os conectivos são usados para estabelecer coesão entre palavras, orações, períodos e parágrafos. O importante agora é você focar na relação semântica, na relação de sentido que eles estabelecem quando são utilizados. Para isso, vale a pena estudar as preposições, locuções prepositivas, conjunções,locuções conjuntivas e que  tipo de relação é estabelecida no contexto de utilização desses conectivos: relação de causa e consequência? De concessão? De adição? De adversidade? De comparação? De conformidade? Analise o contexto e seja feliz!

Você, comemorando após a prova! Valeu, Descomplica!

Não tem como não mandar bem na prova de Linguagens da UPE depois desse resumo, né? Deixe seu comentário! 😀