Mapa Mental: Texto Narrativo
Tudo o que você precisa saber sobre a Narração está aqui nesse resumo incrível. Confira e prepare-se para o vestibular!
O resumo de hoje vai tratar de um assunto extenso, porém fácil. E como vocês já estão estudando bastante e descomplicando tudo, esse resumo só vai acrescentar um pouco mais no conteúdo de vocês e fixar o tema de maneira que não seja esquecido. Trago aqui exemplos da literatura atual e dos clássicos, a fim de tornar a compreensão mais fácil e dinâmica. Preparados? Vamos começar!
O texto narrativo
Podemos entender o texto narrativo como aquele que, de forma progressiva, expõe as mudanças de estado que acontecem com objetos, cenários e pessoas através do tempo.
Precisamos ver, ainda, outros pontos relevantes no texto narrativo. Eles são: o foco narrativo, o tipo de discurso (se direto, se indireto ou indireto livre), o enredo, o tempo, o espaço e, não menos importantes, os personagens.
Além dessa definição inicial, que compreende o romance, por exemplo, temos outros gêneros textuais que estão contidos na tipologia da narração. Nesse ponto é muito importante frisar que tipo textual é diferente de gênero textual. Isso tem que estar bem claro na cabeça de vocês. Temos 4 tipos textuais: a descrição, a narração, a dissertação e a injunção. E dentro de cada tipo surgem os gêneros. No nosso caso, aqui, o tipo textual da narração possui alguns gêneros, que são: o relato, a carta pessoal, a notícia, a crônica, a biografia, o conto, o diário e até mesmo o e-mail são textos narrativos.
Quando pensamos em narração, logo nos vêm a cabeça os romances de ficção (ou não-ficção) e até mesmo os filmes. Lembram-se das características narrativas das quais falei ainda há pouco? Então, vamos ver os exemplos e identificá-las? Prontos? Vamos nessa!