• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Análise do discurso

Aprender português nunca foi tão fácil! Dê uma olhada neste mapa mental sobre Análise do Discurso e se prepare para gabaritar sua prova 😛

discurso

Ao se tratar de Análise do Discurso é prudente, de início, colocar-se a questão: o que se entende por isso? Esta pergunta é pertinente porque vários são os conceitos de “análise do discurso”, um campo de estudos em processo de formação cujas fronteiras não estão ainda claramente delimitadas.

Se for tomado um ponto de vista histórico, percebe-se que o que hoje se chama “análise do discurso” tem uma história de até dois mil anos, desde os estudos da Retórica grega, e se estende a um presente com ares de ficção científica na tentativa da linha francesa de empreender uma “análise automática do discurso” por meio da informática. Foi na década de 1970 que a Análise do Discurso tomou força, mas não se pode dizer, ainda, que se constitua um campo claro de estudos. O seu desenvolvimento significou a passagem da Linguística da “frase” para a Linguística do “texto”.

Essa mudança no objeto de análise provocou transformações na ideia classicamente aceita de que a “fala” é individual, assistemática e, portanto, não passível de análise científica. Mas o grande problema continua a ser a definição e a metodologia para abordar essa nova unidade de análise.

O fato de a Análise do Discurso tomar uma unidade de análise maior do que a frase fez com que o estudo do “texto” passasse a ocupar lugar central nos estudos linguísticos, seguindo várias direções, com diferentes concepções epistemológicas e metodológicas. O que as unifica é o fato de tomarem o seu objeto do ponto de vista linguístico e procurarem o estudo da discursivização.

QUER SABER MAIS SOBRE ANÁLISE DO DISCURSO? CLIQUE AQUI E CONFIRA ESTE RESUMO FEITO ESPECIALMENTE PARA VOCÊ!

Você já sabe todas as formas de discurso? Mas tem certeza de que vai lembrar de tudo na hora da prova?

Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre são tipos de discurso que se inserem no texto narrativo, variando de acordo com a intenção do narrador. Mas disso, com certeza, você já sabe. Agora, que tal descobrir alguns macetes para lembrar de tudo isso na hora da prova e mandar bem em português?

QUER SABER QUE MACETES SÃO ESSES? CLIQUE AQUI E CONFIRA NOSSA LISTA!