• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Descubra o que a Expansão Marítima Portuguesa tem a ver com o Novo Acordo Ortográfico!

Ainda está confuso com o Novo Acordo Ortográfico? Vem descobrir o que ele tem a ver com a Expansão Marítima Portuguesa e se prepare para sua prova de História e Português!

Descubra o que a Expansão Marítima Portuguesa tem a ver com o Novo Acordo Ortográfico!

Que o Brasil é o maior país que utiliza o português como língua oficial, você já sabia, né? Mas sabia que atualmente existem oito países que têm o português como língua oficial, espalhados por todos os continentes? São eles: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Você consegue imaginar como se deu a expansão da língua portuguesa ao longo da América, África e Ásia? Ela ocorreu devido ao processo de expansão marítima, no qual Portugal foi pioneiro, devido à presença de condições favoráveis, como seu processo de centralização política precoce e o aperfeiçoamento de conhecimentos náuticos.

Descubra o que a Expansão Marítima Portuguesa tem a ver com o Novo Acordo Ortográfico!

Portugal, motivado pela busca de metais preciosos e um novo caminho para alcançar as lucrativas especiarias, iniciou um nova rota marítima, por meio do contorno do continente africano para chegar às Índias – o périplo africano. Nesse processo, Portugal estabeleceu uma série de feitorias na costa da África, onde realizava trocas comerciais como marfim, tecidos e ouro. A partir disso, podemos entender como se deu a expansão do português pelos países africanos e asiáticos, que foi no contexto de expansão marítima portuguesa durante os séculos XV e XVI.

Nesse mesmo contexto, está inserida a conquista da América pelos portugueses. Em 1492, os espanhóis liderados por Cristóvão Colombo arriscaram a circum-navegação e, achando que tivessem chegado às Índias, descobriram um novo continente, a América. A entrada dos espanhóis nas grandes navegações gerou conflitos com os portugueses. Por esse motivo, foram assinados acordos como o Tratado de Tordesilhas (1494), que dividia o Novo Mundo entre portugueses e espanhóis. Em 1500, os portugueses conquistaram oficialmente o Brasil.

Descubra o que a Expansão Marítima Portuguesa tem a ver com o Novo Acordo Ortográfico!

Rotas marítimas portuguesa e espanhola no início da Idade Moderna

Percebemos, portanto, que no expansionismo europeu do início da Idade Moderna houve um processo de dominação que ultrapassou os interesses meramente econômicos. É possível identificar uma dominação cultural, baseada no eurocentrismo que inferiorizava as diversas cultura e etnias existentes nas regiões africanas, asiáticas e americanas, como suas línguas, por exemplo, o tétum (Timor Leste), tupi (América) e o kimbundu (Angola). A dominação nas regiões africanas se deu de maneira ainda mais violenta devido ao crescimento do tráfico de escravos, que assumiu proporções continentais.

 

Mas o que o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa tem a ver com isso?

Descubra o que a Expansão Marítima Portuguesa tem a ver com o Novo Acordo Ortográfico!

Embora a Expansão Marítima Portuguesa tenha se iniciado no século XV, suas consequências continuam presentes até hoje nos países lusófonos. Devido a isso, o Novo Acordo Ortográfico discutido desde 1990, privilegia a língua escrita com o intuito de instituir uma ortografia única da Língua Portuguesa aumentando seu prestígio internacional, pondo fim às divergências entre as normas ortográficas desses países e facilitando a integração comercial.

Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste. Esses são os países que estabeleceram o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Embora todos falem a mesma língua, nem sempre é fácil entender além de suas fronteiras o texto escrito em um deles. Por isso, a tentativa é de unificação da língua escrita, já que a língua falada é modificada frequentemente a partir de vários fatores, por exemplo, no caso do Brasil: estrangeirismos, influências tupis e africanas, invasões estrangeiras (França, Holanda), etc.

A ortografia é um aspecto superficial da escrita da língua e as diferenças entre o português falado nesses diversos países continuarão a existir no que se refere à pronúncia, vocabulário e gramática.

O acordo foi oficialmente assinado em 2008 com data para entrada em vigor em 31 de Dezembro de 2012, porém o prazo foi adiado para 1º de Janeiro de 2016. Então você que vai fazer o ENEM esse ano, deve estar atento a essas mudanças ortográficas na hora da Redação.

Descubra o que a Expansão Marítima Portuguesa tem a ver com o Novo Acordo Ortográfico!

Países lusófonos no mundo

Saiba mais!

Colaboração: Karenn Correa