• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Exercício Resolvido: UERJ – Português

Exercício Resolvido: UERJ - Português

 1. (UERJ)

Exercício Resolvido: UERJ - Português

Nos quadrinhos, as duas tartarugas fazem uma crítica em relação ao casal que está no carro. Explicite essa crítica em uma frase, usando palavras diferentes daquelas utilizadas pelas tartarugas. Em seguida, justifique por que a crítica é reforçada pela imagem das próprias tartarugas.

 

 

 

 

GABARITO:

É importante saber que os quadrinhos são compostos pela linguagem verbal (que são os diálogos e as frases) e a não verbal (representada pelas imagens), por isso entender as duas é essencial para compreender a mensagem que está sendo passada. Os personagens que compõem a narrativa são um suposto casal e duas tartarugas. O homem e a mulher comunicam entre si, e o mesmo acontece entre as duas tartarugas, porém o diálogo entre eles é mais reflexivo. Os autores da tirinha fazem duas associações que se opõem: o carro representa a velocidade e contrária a esse movimento, a tartaruga remete à ideia de lentidão. Percebe-se que são apresentadas duas situações não complementares, com pontos de vista e percepções diferentes acerca de um mesmo tema: a questão do tempo, no caso específico o futuro. No primeiro quadro a ideia é não perder tempo, por isso a justificativa de acelerar rumo ao futuro; já no segundo há um aconselhamento: é preciso caminhar com calma, aproveitando o tempo presente, sem pressa de chegar.

Padrão de resposta: A crítica está relacionada ao não aproveitamento do tempo presente, com a intenção de se chegar ao futuro de maneira acelerada. E essa crítica é reforçada justamente pela associação das imagens apresentadas, uma vez que os passos das tartarugas são sinônimos de lentidão e o carro representa a velocidade: com ele se chega mais rápido a qualquer lugar.