• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Preparado para as Específicas? Com essas 4 dicas de Português, você vai arrasar na sua prova

Pronto para sua prova específica? Confira estas dicas de português para mandar muito bem e entrar sambando na faculdade!

Estamos chegando ao final do ano! E quando você pensa que poderia, enfim, respirar após a prova do Enem, se lembra que também vai fazer prova específica para grandes vestibulares. Calma, ainda dá tempo de revisar pontos importantíssimos que podem aparecer na sua prova de português! Vem ver!

português

Pior que cai na prova, sim! A 2ª Geração do Romantismo comprova isso!

 

1. Não se esqueça dos modos verbais

Sim! Você já os conhece desde o Ensino Fundamental, mas eles continuam sendo os queridinhos nas questões de interpretação de texto.

O modo Indicativo expressa certeza, fato, realidade. Veja: “Comprei uma bolsa nova.”

Em contrapartida, o modo Subjuntivo expressa hipóteses, dúvidas e incertezas. Fique de olho: a conjunção subordinada condicional “se” pode acompanhar a flexão verbal deste modo, como na frase: “Se tivéssemos ido, pegaríamos uma grande chuva na estrada.”

E ,claro, quando você deseja aconselhar, informar, fazer um pedido ou ordem, não se esqueça do modo Imperativo, como no exemplo: “Vá embora!”

4 dicas de português para você arrasar nas específicas

 

2. Interpretação de texto é tudo!

Para analisar seu conteúdo nas provas, alguns vestibulares podem cobrar textos, charges ou tirinhas da atualidade e pedir para relacioná-las com alguma escola literária. O vestibular da Unifesp já fez isso! Dá uma olhadinha na tirinha abaixo:

4 dicas de português para você arrasar nas específicas

Ciça. Tira. In: Pagando o pato. Porto Alegre, LP & M, 2006.

O enunciado da prova associava a tira com a escola árcade e pedia ao aluno uma breve explicação sobre o arcadismo. Você, aluno(a), deveria dissertar sobre a essência harmoniosa arcadista, que prezava a exaltação do campo e a simplicidade da vida, em oposição à eterna busca por bens materiais, regida na cidade grande. Lembra dos preceitos árcades? “Aurea Mediocritas” consiste exatamente no contentamento por uma vida mais simples e plena, longe da materialidade, que traria a infelicidade.

 

3. Cuidado com os valores das preposições

Esse é o tipo de errinho que deixa muito vestibulando para trás: não saber o valor semântico exercido pela preposição no contexto indicado. Não para você, que é aluno(a) Descomplica! Fuvest, Uerj, Unicamp e UFPR são alguns dos nomes que já apostaram várias vezes no valor da preposição!

Observe os exemplos abaixo:

a) Amo receber flores do meu namorado. (“do meu namorado” = valor de posse);

b) Daqui a dois quilômetros há um bar. (“daqui a dois quilômetros” = valor de distância no espaço);

c) Vim de ônibus. (“vim de” = valor de meio, ou seja, o que o sujeito utilizou para se locomover).

4 dicas de português para você arrasar nas específicas

 

4. O uso da interjeição

As interjeições são palavras que expressam emoções, apelos, sentimentos, sensações e estados de espírito. Compreender o seu valor semântico é fundamental para uma boa interpretação!

português

Viu só? Aos poucos, você vai percebendo que a prova específica pode não ser um bicho de sete cabeças. Semana que vem, trarei mais dicas! E aguardo vocês nas monitorias, para fazermos exercícios! =)