• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

7 erros fatais em uma prova de Interpretação de texto

 1- Não ler o texto atentamente.

Se você é apressadinho, e tem medo de perder tempo lendo todos os textos, saiba que isso pode ser um ponto negativo para sua pontuação. Afinal, se a questão é interpretação de texto, a resposta só poderá estar no….TEX-TO!

Algumas coisas na vida não podem ser feitas com pressa. O vestibular não é uma delas.

 

2- Ler o texto e desprezar palavras que não conhece.

Nós sabemos que você não precisa ser um dicionário ambulante e saber o significado de todas as palavras. Mas, normalmente, os textos com vocabulário mais específico – ou rebuscado – acompanham um glossário. Não deixe de conferi-lo! Uma palavra pode fazer TODA a diferença!

Essa é a atitude que você NÃO pode ter ao encontrar palavras desconhecidas no texto.

 

3- Não prestar atenção ao comando do enunciado!

Uma coisa muito comum é não prestar atenção ao comando. Se a palavra principal é “descrição” ou “descreva”, então a resposta deve atender a esse quesito. Além disso, se a questão pede para assinalar a alternativa INCORRETA, cuidado para não se empolgar assinalando uma correta!

A JLo provavelmente não prestou atenção no enunciado do contrato da Copa. Agora não adianta ficar de cara feia, né

 

4- Considerar que o texto não diz nada.

Isso faz com que você leia o texto com desprezo e não preste atenção a ele da maneira adequada. Apesar de algumas questões serem muito superficiais, o texto SEMPRE tem algo a dizer que pode ser conectado ao enunciado!

Um bom exemplo: o texto NÃO é esse cara aleatório e sozinho. Ele sempre está conectado às questões (ou cheerleaders, no caso).

 

5- Confundir a sua opinião com a opinião de quem escreveu o texto.

Esse é um erro muito comum! Lembre-se que, numa questão de múltipla escolha, normalmente, pede-se para que se reconheça a visão do autor, e não a sua. A sua visão pode até ser melhor do que a do autor, mas deixe-a para a redação! ;)

Tudo bem se a opinião do texto é uma coisa que você não consegue engolir: não pedem para você concordar com ela, mas sim interpretá-la.

 

6- Marcar uma alternativa sem ter lido todas.

Você pode estar SUPER confiante de que a resposta B é a correta, mas lembre-se que, na múltipla escolha, nem sempre há uma só opção correta. É muito comum que existam três alternativas certas e, dentre elas, uma mais certa que as outras – às vezes por algum pequeno detalhe.

Detalhes são muito importantes: não tomar cuidado com eles, pode significar uma desgraça.

Detalhes são muito importantes: não tomar cuidado com eles, pode significar uma desgraça.

 

7- Não distinguir ideias principais de ideias secundárias.

Em muitas questões com textos argumentativos, pede-se um dos argumentos utilizados como resposta. Confundir argumento com tese numa hora dessas pode significar a alternativa errada! Saiba elencar a importância das ideias num texto!

De acordo com a titia Hilary, “são escolhas difíceis”, mas se você estudar direitinho vai saber como diferenciar as ideias de um texto.