• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

3 filmes que vão fazer você entender os adjetivos de uma vez por todas!

Ainda tem dúvidas quanto aos adjetivos? Esta lista é para você que ama cinema e quer salvar sua prova de português!

3 filmes que vão fazer você entender os adjetivos de uma vez por todas!

Ei, você aí, quer saber mais sobre os adjetivos?

Bem, os adjetivos são palavras que caracterizam o substantivo, atribuindo-lhes qualidades, estados, aparência, ou seja, qualquer característica. Tá, mas você sabe qual sua principal característica? Então, uma das características que marcam esta classe de palavras é a possibilidade de ser flexionada, assim como a classe dos substantivos, em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo).

Não captou ainda? Separamos alguns dos principais destaques que aguçaram a ansiedade dos amantes do cinema ao longo do ano de 2015 e vamos descomplicar essa classe pra você! Se liga nas flexões que o adjetivo pode sofrer:

1. Flexão de gênero

Quando o adjetivo é flexionado de acordo com o gênero, concorda com o substantivo a que se refere, que, por sua vez, pode ser biforme (masculino e feminino) ou uniforme.

O filme Jurassic World: O Mundo Jurássico serve de exemplo, pois o adjetivo “jurássico” concorda com o gênero do substantivo “mundo”, que é masculino.

 

2. Flexão de número

Quando o adjetivo é flexionado quanto ao número, deve concordar, como já sabido, com o substantivo correspondente: se o substantivo está no singular, o adjetivo permanece no singular; se o substantivo estiver no plural, o adjetivo também deve estar. Em relação a essa flexão, vale lembrar que, para formação do plural dos adjetivos simples, são utilizadas as mesmas regras de formação do plural dos substantivos, sendo a principal delas acrescentar a letra s no final da palavra.

O filme Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 2 é um ótimo exemplo pois, em seu título, o adjetivo “vorazes” está no plural, já que concorda com o substantivo “jogos”, que também está no plural.

3. Flexão de grau

Quando o adjetivo é flexionado em grau, indicam a característica de um substantivo por meio do grau comparativo, que faz a comparação da mesma característica em dois ou mais seres ou de duas ou mais características do mesmo ser, e por meio do grau superlativo, que faz a caracterização de um ou mais seres, atribuindo qualidades em grau muito elevado ou em maior ou menor grau que os demais seres.

O filme Super Velozes, Mega Furiosos é um exemplo do adjetivo flexionado no grau superlativo absoluto analítico, pois “super” e “mega” são palavras que intensificam os adjetivos “velozes” e “furiosos”.

Quer saber mais dos adjetivos? Clique aqui!