• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Passo a passo da construção de uma redação

Galera, todos animados para a dica de hoje? =P

Trouxe um sistema com passo a passo para a construção de uma redação estilo ENEM para que vocês cheguem ao tão sonhado 1000!

Vão conferir, né? Olhem só:

Uma boa introdução é feita por meio da divisão dela em duas partes:

– A contextualização: as primeiras linhas (em uma introdução de 5 linhas, use aqui umas 3 ou 4), devem explicitar o tema proposto, ressaltando a importância daquele debate. Que proposta é aquela? Por que ela está sendo discutido? Como ela se situa no contexto atual?

– A sugestão de uma abordagem e/ou ponto de vista: lembrem-se de que vocês não devem começar a argumentar logo na introdução, mas é sempre bom marcar um posicionamento, especificando qual ponto de vista será defendido. Para isso, é legal que vocês criem uma tese, que é uma frase que irá resumir a sua ideia sobre o tema.

Para esse bom desenvolvimento, temos duas etapas em cada parágrafo de desenvolvimento:

– Tópico-Frasal: é um ‘período síntese’, normalmente o primeiro, da idéia que será desenvolvida.

– Ampliação: é o desenvolvimento do tópico frasal, ou seja, a explicação do mesmo.

– Temos que estabelecer os rumos estruturais do texto. Sabemos que sua redação deve ter 4 ou 5 parágrafos. Na primeira opção, seriam 2 de desenvolvimento, e na segunda, seriam 3. A dica é: se você tem dois argumentos bem fortes e um médio, faça sua dissertação com dois parágrafos de argumentação mesmo. É melhor um parágrafo a menos do que um parágrafo mais ou menos!

Por isso, atentem para isto: ao escrever cada parágrafo desenvolvimento, certifiquem-se de que há essas duas etapas: o tópico-frasal e a ampliação. Elas garantem a estrutura interna do mesmo.

A sua conclusão deve ser feita da seguinte maneira: finalizar o que foi dito e concluir (obviamente) com outras palavras das que foram usadas ao longo do texto. Após isso, há a necessidade de criação de uma proposta de intervenção.

A sua proposta de solução tem que ser objetiva, ou seja, tem que ser algo que possa ser posto em prática. Além disso, precisa ser algo que tenha a ver com o que você disse ao longo da redação. O examinador quer saber se você, como cidadão, sabe qual o problema existente no tema e qual a sua ideia para amenizá-lo.

O que acharam? Alguma dúvida? Comentem aqui para eu saber! 🙂

Qualquer dúvida, postem em nosso fórum que eu descomplico para vocês!

Abraços,

Diego