• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Oriente Médio: Israel e Palestina, um impasse

Fala, galera do Desconversa!

Aproveitando a questão do ENEM e a proximidade do vestibular da UERJ, iniciaremos uma série de posts acerca dos conflitos no Oriente Médio. O tema de hoje é o Primeiro conflito entre judeus e palestinos, a guerra de 1948.

Desde a criação do Estado de Israel em 1947 e da retirada britânica, a palavra conflito não desapareceu do cotidiano daquela região. Os países árabes rejeitaram o plano de partilha da Palestina que propunha o estabelecimento de um estado árabe e outro judaico na região da Palestina, iniciando uma série de ataques militares com vista ao controle de territórios dentro e fora das fronteiras estabelecidas.

Cerca de dois terços dos árabes da Palestina fugiram ou foram expulsos dos territórios que ficaram sob controle judaico. As lutas terminaram com a assinatura do Armistício de Rodes, que formalizou o controle israelita das áreas alocadas ao estado de Israel juntamente com mais de metade da área alocada ao estado árabe. A Faixa de Gaza foi ocupada pelo Egito e a Cisjordânia foi ocupada pela Transjordânia, que passou a se chamar simplesmente de Jordânia.