• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é o desenvolvimento?

Olá, vestibulandos!

Passado o módulo “Introdução“( post 1, post 2, post 3), agora entramos na parte de Desenvolvimento de um texto dissertativo argumentativo. É preciso que vocês prestem MUITA atenção a esse post, pois os parágrafos de desenvolvimento (ou parágrafos de argumentação) são a parte mais importante da sua redação. É ali que você vai defender a tese e persuadir o leitor, como discutimos no post sobre Dissertação, lembram?

Bem, passarei alguns posts falando sobre esse assunto, devido a importância dele. Hoje, para começar, falarei de forma mais ampla sobre o que é o desenvolvimento e o que devemos esperar dele:

– O desenvolvimento é a maior parte do texto dissertativo argumentativo. Devemos escrever sempre dois ou três parágrafos de argumentação.

– Em cada um dos parágrafos de desenvolvimento, o candidato deve abordar somente UMA ideia central.

– Os parágrafos de desevolvimento devem utilizar recursos argumentativos para persuadir o leitor a “comprar” aquela ideia.

– Muitas ideias em um só parágrafo podem fazer o candidato cometer o erro de empilhamento de ideias.

– Somente um parágrafo de argumentação faz com que as ideias fiquem confusas.

– Mais de 3 parágrafos de argumentação faz com que as ideias fiquem pouco desenvolvidas. Por isso, o ideal é que o candidato escreva no máximo 3.

– É necessário haver coesão entre os parágrafos. Utilize alguns conectivos, como “Primeiramente”, “Além disso”, “Também é possível abordar” e “Por fim”.

No próximo post eu volto com um assunto muito importante no Desenvolvimento: o Tópico Frasal!

Até a próxima!