• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O Entrudo

Fala Galera do Desconversa!

O Entrudo era uma das formas de comemoração do carnaval que vigorou no Brasil Colonial, passou pelo Império, permanecendo até o início do século XX. Acontecia dentro das casas senhoriais dos principais centros urbanos. Era caracterizado pelo caráter delicado e convivial e de líquidos que os jovens lançavam entre si com o intuito de estabelecer laços sociais mais intensos entre as famílias.


Existiam também entrudos populares. Uma brincadeira violenta e grosseira que ocorria nas ruas das cidades. Seus principais atores eram os escravos e a população das ruas, e sua principal característica era o lançamento mútuo de todo tipo de líquidos (até urina) ou pós que estivessem disponíveis.
Durante o Império brasileiro ocorreram uma série de tentativas infrutíferas de se acabar com os Entrudos, afinal o Brasil buscando cada vez mais mostrar civilidade não poderia aceitar uma manifestação, segundo os critérios da época, de tão baixo escalão.

Durante o Império brasileiro ocorreram uma série de tentativas infrutíferas de se acabar com os Entrudos.Afinal, o Brasil buscando cada vez mais mostrar a civilidade não poderia aceitar uma manifestação, segundo os critérios da época, de tão baixo escalão.

Abraços galera!

Até breve.