Você acha que nunca vai usar a Matemática na vida? Descubra de que forma ela se relaciona com os cursos superiores mais concorridos

Não tem pra onde fugir. De alguma forma, a matemática está em todas as profissões. Duvida? Descubra aqui de que forma ela pode se relacionar com os cursos superiores mais concorridos do Brasil.

1. Administração

A Matemática nos cursos superiores mais concorridos do Brasil

Não basta coordenar e controlar pessoas; um administrador deve ter conhecimentos matemáticos variados. Principalmente em Finanças. Lembrando que, em juros simples, utilizamos J = C.i.t e em juros compostos utilizamos M = P . (1 +  i)t’,  sendo M = montante; J = juros; C = capital; i = taxa de juros; t = tempo.

2. Arquitetura

A Matemática nos cursos superiores mais concorridos do Brasil

Sem dúvidas essa é uma profissão que exige diversos cálculos geométricos. Relembrar as relações métricas é uma boa maneira de começar a entender o assunto.

3. Direito

A Matemática nos cursos superiores mais concorridos do Brasil

É… Até no direito tem matemática, gente. Para calcular heranças, partilhas ou qualquer causa que envolva valores, os juízes e advogados devem conhecer a aritmética e a matemática financeira (cálculo de juros).

4. Engenharia

A Matemática nos cursos superiores mais concorridos do Brasilb

Uma das áreas que mais se necessita o uso da matemática. Saber funções e trigonometria é um bom começo pra quem deseja trilhar esse caminho. Relembrando:

5. Geografia

A Matemática nos cursos superiores mais concorridos do Brasil

Oh, você faz Geografia. Não esqueça de levar seus lápis de cor para a aula. E nem a calculadora!

Utiliza a matemática no estudo dos movimentos da Terra, no cálculo de distâncias e ângulos na Topografia e na Cartografia, no estudo de Escalas – conceito sempre presente nas provas do Enem. Não esquece: Escala = tamanho no mapa : tamanho real, sempre com a mesma unidade de medidas.

6. Medicina

A Matemática nos cursos superiores mais concorridos do Brasil

Cálculo de índice de massa corpórea, dosagem de remédio, análise de crescimento de populações de vírus e bactérias, probabilidade na Genética… É, não é só biologia que aparece em Medicina não. A Matemática está presente nesse curso super concorrido também!

7. Psicologia

A Matemática nos cursos superiores mais concorridos do Brasil

Psicólogos utilizam a matemática através da estatística para analisar dados de pacientes e avaliar testes. Lembrando que média = soma dos dados colhidos/quantidade de dados.

Esses são alguns exemplos, apenas. Mas pode ter certeza que, em qualquer área, você encontrará a matemática em algum momento. Além disso, você precisa dela pra mandar bem na prova do Enem, já que são 45 questões de pura matemática! Bons estudos!