• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Funções, porcentagem e mais: alguns dos principais tópicos para o ENEM

Já fez sua revisão para o ENEM? Confira este resumo sobre função, porcentagem e mais para você arrasar em matemática!

funções

Falaremos, nesse resumo, de alguns dos principais tópicos que você precisa estar antenado para encarar a prova do ENEM. Lembrando: nessa prova, não é exigido apenas o controle do conteúdo, mas uma boa preparação psicológica e física, pois se trata de uma prova muito grande e cansativa de questões contextualizadas! Por isso, não teste apenas seus conhecimentos nas disciplinas, mas também sua atenção, descanso e calma para tirar de letra mais esse desafio!

Função do 1° grau (Função Afim)

Sem sombra de dúvidas, as funções são muito cobradas no vestibular do ENEM. São questões que exigem o conhecimento gráfico e uma aplicabilidade dos conceitos de função.

Começando pelo estudo de uma função do 1° grau, ou função afim, devemos lembrar que ela é da forma:

funções

Com a e b sendo constantes reais e a ≠ 0.

Raiz da função afim

A raiz de uma função é o valor de x que faz com que essa função seja igual a zero. Pode haver uma única raiz ou várias. Assim:

ax + b = 0

ax = -b

x = -b/a

Assim, a raiz de uma função afim será sempre x = -b/a.

Gráfico de uma função afim

Devemos lembrar, também, do gráfico de uma função de 1° grau. Esse gráfico é dado por uma reta, que pode ser crescente ou decrescente, de acordo com o coeficiente a.

  • Para a > 0: quando temos a > 0, à medida que aumentamos o valor de x, o valor da função também aumenta. Logo, teremos uma função crescente.
funções
  • Para a < 0: quando temos a < 0, à medida que aumentamos o valor de x, o valor da função diminui. Logo, teremos uma função decrescente.

funções

OBS: Perceba que o coeficiente b é o valor no gráfico da função em que a a reta corta o eixo y.

Função do 2° grau (Função quadrática)

A função quadrática é da forma:

funções

Em que a, b e c sendo constantes reais e a ≠ 0.

Raízes da função quadrática

Por ser um polinômio de 2° grau, a função quadrática possui duas raízes que são dadas pela fórmula de Bhaskara:

funções

Discriminante (∆)

Ao valor “dentro” da raiz quadrada da fórmula de Bhaskara, denominamos de discriminante, representado pela letra grega Delta (∆). Esse valor nos determina algumas condições:
  • Para ∆ = 0: quando é igual a zero, teremos duas raízes reais e iguais
  • Para ∆ > 0: quando ∆ é maior do que zero, teremos duas raízes reais e diferentes
  • Para ∆ < 0: quando ∆ é menor do que zero, teremos não teremos raízes reais

Gráfico de uma função quadrática

O gráfico de uma função quadrática é chamado de parábola. Neste caso, também podemos ter um gráfico crescente ou decrescente.

  • Para a > 0 teremos que essa função será crescente e essa parábola será voltada para cima!
  • Para a < 0 teremos que essa função será decrescente e essa parábola será voltada para baixo!.

funções

Porcentagem

Pode até parecer um tópico fácil, mas muita gente erra conceitos básicos de porcentagem.

A porcentagem é uma fração de denominador 100, ou uma razão centesimal. Como se trata de uma fração, a porcentagem representa uma parte de um inteiro: ela nos diz quantas partes teríamos se dividíssemos esse inteiro em 100 partes. Perceba, caso queiramos saber 30% de 900, temos:

30% de 900 = 30/100 . 900 = 3 . 9 = 27

Fator de aumento ou redução

Se, por exemplo, o preço de uma mercadoria deve ser aumentado ou diminuído em 20%, o fator multiplicador é 1,2 e 0,80, respectivamente, pois 100% mais 20% é 120% = 1,2 100% menos 20% é igual a 80% = 0,8. Logo 1,2 é chamado de fator de aumento 0,80 é chamado fator de redução.

EXERCÍCIOS

1. (ENEM 2010) Os dados do gráfico a seguir foram gerados a partir de dados colhidos no conjunto de seis regiões metropolitanas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)

funções

Supondo que o total de pessoas pesquisadas na região metropolitana de Porto Alegre equivale a 250000,o número de desempregados em março de 2010,nessa região, foi de

a) 24500.

b) 25000.

c) 220500.

d) 223000.

e) 227500.

2. (ENEM 2010) As sacolas plásticas sujam florestas, rios e oceanos e quase sempre acabam matando por asfixia peixes, baleias e outros animais aquáticos. No Brasil, em 2007, foram consumidas 18 bilhões de sacolas plásticas. Os supermercados brasileiros se preparam para acabar com as sacolas plásticas até 2016. Observe o gráfico a seguir, em que se considera a origem como o ano de 2007.

funções

De acordo com as informações, quantos bilhões de sacolas plásticas serão consumidos em 2011?

a) 4,0

b) 6,5

c) 7,0

d) 8,0

e) 10,0

3. (ENEM 2013) A parte interior de uma taça foi gerada pela rotação de uma parábola em torno de um eixo z, conforme mostra a figura.

funções

A função real que expressa a parábola, no plano cartesiano da figura, é dada pela lei f(x) = 3/2 x² – 6x + C, onde C é a medida da altura do líquido contido na taça, em centímetros. Sabe-se que o ponto V, na figura, representa o vértice da parábola, localizado sobre o eixo x.

Nessas condições, a altura do líquido contido na taça, em centímetros, é

a) 1

b) 2

c) 3 

d) 4

e) 5

 

GABARITO

1) A

2) E

3) E

JÁ SACOU TUDO SOBRE FUNÇÕES E PORCENTAGEM? CONFIRA AGORA NOSSO GABARITO ENEM 2015!