• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que vai cair no ENEM? Revise agora todas as competências de Matemática

Desde que o Enem mudou em 2009, os conteúdos deixaram de ser divididos em disciplinas e passaram a ser separados por áreas. Biologia, Física e Química foram para a área de Ciências da Natureza; História, Geografia, Sociologia ficaram na área de Ciências Humanas; Português, Literatura, Línguas, Artes e Educação Física, se tornaram a área de Linguagens e Códigos. Adivinha qual é a única disciplina que tem uma área só pra ela? Isso mesmo, a nossa querida Matemática, que fica sozinha na área Matemática e Suas Tecnologias!

Competências do ENEM

 

A prova de Matemática abrange 45 questões e o seu conteúdo foi separado por competências. Você lembra quais são essas competências e o que cai de cada uma delas? Vamos revisar agora!

Competências do ENEM

Tá prestando atenção?

 

 

1. Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais;

Essa competência trata da resolução de situações-problema, análise se resultados números e realização de operações com números. É por ela que vem os problemas que necessitem de regra de três ou outros cálculos simples e intuitivos para serem resolvidos.

 

Outro ponto legal de perceber é que não cai números complexos! Ufa!

 Competências do ENEM

 

2. Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela;

Geometria, uma das questões mais cobradas no Enem. Sem dúvida as questões de Geometria são a maioria na prova. E ela vai desde interpretar problemas e montá-lo geometricamente até a aplicação de fórmulas conhecidas de triângulos, circunferências etc.

Competências do ENEM

 

 

3. Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano;

Tudo que envolve medidas de grandeza está aqui. Seja a conversão de medidas, análise de situações-problema ou mesmo leitura de escalas e afins. Muitas questões são meramente interpretativas e outras envolvem o conhecimento dessas conversões, portanto, domine bem esses conhecimentos!

Competências do ENEM

Quantos metros tem esse frio na barriga aí?

 

 

4. Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano;

Grandezas direta ou indiretamente proporcionais, variação de grandezas e suas análises também são temas bastante cobrados na prova do Enem, especialmente por serem muito intuitivos e não necessitarem de muitos conhecimentos técnicos e de fórmulas. Aproveite, é ponto fácil! 😉

Competências do ENEM

O aumento de temperatura é diretamente proporcional ao derretimento do sorvete!

 

5. Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas;

Muitos problemas são apresentados de forma que precisamos de conhecimentos geométricos e algébricos para resolvê-los e, principalmente, saber ler e desenvolver gráficos cartesianos que apresentam relações entre grandezas.

Exemplo de gráfico do Enem!

 

  • Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação;

Outros tipos de gráficos (além do cartesiano) são cobrados nas questões do Enem, como histograma, gráfico de barras etc. Esses gráficos podem aparecer apenas para interpretação de seus dados ou também em questões de outros temas, como envolvendo conjuntos, probabilidade, análise combinatória, dentre outros. As tabelas, muitas vezes relacionadas aos próprios gráficos, também aparecem bastante na prova.

Competências do ENEM

Exemplo de histograma com as notas do Enem!

 

 

6. Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística;

Essa competência abrange, de forma geral, estatística e probabilidade. As questões podem ser cobradas de forma direta, na análise de um conjunto de dados, ou como recurso para argumentação de resultados!

Competências do ENEM

Estou preparado para o ENEM!

E aí, revisaram os pontos? Alguma dúvida? A prova está chegando! Boa sorte e bons estudos!