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Matemática: Porcentagem

Quinta-feira é dia de Matemática! o/
Preparado para aprender tudo sobre Porcentagem? Os professores PC Sampaio e Aleksander Matias estão mais do que preparados para te ensinar tudo o que você precisa saber desse assunto para mandar muito bem nos vestibulares e ENEM. icon biggrin Geografia: Velha e Nova Ordem Mundial
Não esqueça de verificar, abaixo, os horários das aulas e baixe o material de apoio :))

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Matemática: Porcentagem
Turma da Manhã: 9:00 às 10:00, com o professor PC Sampaio.
Turma da Noite: 18:30 às 19:00, com o professor Matias.

Faça download dos materiais! É só clicar abaixo 🙂

Material de Aula ao Vivo
Lista de Exercícios

MATERIAL DE AULA AO VIVO

1. Uma lata de tinta, com a forma de um paralelepípedo retangular reto, tem as dimensões, em centímetros, mostradas na figura.

desconversa.com.br wp content uploads 2015 03 Aulaaovivo matemática1 porcentagem 19 03 2015

Será produzida uma nova lata, com os mesmos formato e volume, de tal modo que as dimensões de sua base sejam 25% maiores que as da lata atual.

Para obter a altura da nova lata, a altura da lata atual deve ser reduzida em
a) 14,4 %
b) 20 %
c) 32,0 %
d) 36, 0%
e) 64,0 %

 

Gabarito

1. D

 

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. (Enem) Em um colégio, 40% da arrecadação das mensalidades correspondem ao pagamento dos salários dos seus professores. A metade dos alunos desse colégio é de estudantes carentes, que pagam mensalidades reduzidas. O diretor propôs um aumento de 5% nas mensalidades de todos os alunos para cobrir os gastos gerados por reajuste de 5% na folha de pagamento dos professores.

A associação de pais e mestres concorda com o aumento nas mensalidades, mas não com o índice proposto. Pode-se afirmar que
a) o diretor fez um cálculo incorreto e o reajuste proposto nas mensalidades não é suficiente para cobrir os gastos adicionais.
b) o diretor fez os cálculos corretamente e o reajuste nas mensalidades que ele propõe cobrirá exatamente os gastos adicionais.
c) a associação está correta em não concordar com o índice proposto pelo diretor, pois a arrecadação adicional baseada nesse índice superaria em muito os gastos adicionais.
d) a associação, ao recusar o índice de reajuste proposto pelo diretor, não levou em conta o fato de alunos carentes pagarem mensalidades reduzidas.
e) o diretor deveria ter proposto um reajuste maior nas mensalidades, baseado no fato de que a metade dos alunos paga mensalidades reduzidas.

 

2. (Enem) Nas últimas eleições presidenciais de um determinado país, onde 9% dos eleitores votaram em branco e 11% anularam o voto, o vencedor obteve 51% dos votos válidos. Não são considerados válidos os votos em branco e nulos.

Pode-se afirmar que o vencedor, de fato, obteve de todos os eleitores um percentual de votos da ordem de
a) 38%.
b) 41%.
c) 44%.
d) 47%.
e) 50%.
3. (UERJ) Considere uma mercadoria que teve seu preço elevado de reais para reais. Para saber o percentual de aumento, um cliente dividiu por obtendo quociente igual a 2,08 e resto igual a zero.

Em relação ao valor de o aumento percentual é equivalente a:
a) 10,8%
b) 20,8%
c) 108,0
d) 208,0%

 

4. (Fuvest) A tabela informa a extensão territorial e a população de cada uma das regiões do Brasil, segundo o IBGE.

desconversa.com.br wp content uploads 2015 03 Listadeexercicios matematica1 porcentagem 19 03 2015

IBGE: Sinopse do Censo Demográfico 2010 e Brasil em números, 2011.

Sabendo que a extensão territorial do Brasil é de, aproximadamente, 8,5 milhões de km2, é correto afirmar que a
a) densidade demográfica da região sudeste é de, aproximadamente, 87 habitantes por km2.
b) região norte corresponde a cerca de 30% do território nacional.
c) região sul é a que tem a maior densidade demográfica.
d) região centro-oeste corresponde a cerca de 40% do território nacional.
e) densidade demográfica da região nordeste é de, aproximadamente, 20 habitantes por km2.

 

Gabarito

1. C
2. B
3. C
4. A

 

PRINTS DA AULA – MATIAS

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