• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Operações Trigonométricas

Se liga nesse mapa mental de matemática com praticamente todas as fórmulas que você precisa sobre Operações Trigonométricas:

mapa-mat-operacoes-trigonometricas

Vimos no resumo passado os conceitos básicos da trigonometria, agora vamos entender os valores dos senos e cossenos dos ângulos notáveis e realizar um estudo mais completo através do ciclo trigonométrico.

Arcos de Circunferência

Consideramos uma circunferência de centro O e um ângulo central AÔB, sendo A e B pontos que pertencem tanto aos lados do ângulo como à circunferência. Sendo M um ponto entre A e B pertencente ao ângulo AÔB e M’ um ponto entre A e B não pertencente a este ângulo como podemos ver na figura abaixo:

circ_01

Dizemos que a circunferência fica dividida em duas partes, cada uma é um arco de circunferência:

(A e B são as extremidades dos arcos).

ARCOS

OBS1:  Se A e B são extremidades de um diâmetro, dizemos que os arcos formados são semicircunferências.
OBS2: Se A e B são coincidem, teremos o arco nulo (um ponto) e o arco de uma volta (a circunferência).

Medidas de Arcos

Para compararmos tamanhos de arcos precisamos estabelecer um método que nos permita dizer qual deles é maior ou se são iguais. Sendo u um arco unitário de mesmo raio que , a medida deste será expressa através do número de vezes que o arco u cabe nele. No exemplo abaixo, ele mede 7.arco u.

Resumo 4. Geometria - 13-04-2015 004

Unidades

Para evitar a confusão caso cada um escolhesse uma unidade u distinta para medir o mesmo arco, limitamos as unidades a duas somente: o grau e o radiano.



QUER SABER MAIS? LEIA ESTE RESUMO COMPLETO SOBRE OPERAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS!