• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Juros

Entenda tudo sobre Juros para não restar nenhuma dúvida em Matemática! Confira este mapa mental e garanta uma nota 10! :3

juros

Juros é um assunto relativamente tranquilo. No entanto, cai muito no vestibular, porque como já sabemos os vestibulares em geral, principalmente o ENEM, tem o costume de contextualizar o assunto com o cotidiano. Que tal aprender um pouquinho mais para garantir uma nota 10 na sua prova de matemática?

Juros

O que se entende por juros, no senso comum, é o valor a ser cobrado pelo “empréstimo” de dinheiro. Esta não é a única forma de aplicá-los no dia-a-dia, mas, sem dúvidas, é a mais comum. Serão simples quando se referirem apenas ao capital inicial.

Fórmula de juros simples

Para calcular os juros simples, usamos a seguinte fórmula:

juros simples

Em que:

J = juros
C = capital inicial
i = taxa de juros
t = tempo da aplicação

AINDA TEM DÚVIDAS? CONFIRA ESTE RESUMO COMPLETO PARA VOCÊ ARRASAR NA SUA PROVA DE MATEMÁTICA!

Conheça as aplicações no dia-a-dia!

De maneira geral, os juros estão em quase tudo que compramos, seja na comida, nas roupas ou no lazer. Vamos agora desmistificar alguns casos que sobre essas taxas? Vem!

Cartão de crédito

A maioria das pessoas não sabe e, mesmo depois de fazerem as compras, não se dão conta de que os juros dos cartões de crédito são altíssimos. Eles estão entre os mais altos dos valores de mercado: a taxa passa de 300% ao ano! Isso significa que, se você comprou alguma coisa no cartão e for pagar depois de um ano, pagará 3 vezes o valor do produto.

Veja o exemplo de um computador: comprado por 1500 reais, após 1 ano, o cliente pagará no mínimo 4500 reais.

images
J = (1500.300.1)/100

J = 1500.3

J = 4500 reais.

VOCÊ NÃO PODE PERDER ESTA! DÁ UMA OLHADA NESTA LISTA CLICANDO AQUI E CONTINUE A ACOMPANHAR AS APLICAÇÕES DOS JUROS NO DIA-A-DIA!