• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Geometria Analítica

Aprender Geometria Analítica nunca foi tão fácil! 😛 Confira este mapa mental que vai deixar tudo bem claro para você arrasar na sua prova!

geometria analítica

A geometria analítica também é conhecida como geometria de coordenadas e geometria cartesiana. Ela é estudada através dos princípios da álgebra e da análise, contrastando com a abordagem sintética da geometria euclidiana (plana), na qual certas noções são consideradas primitivas.

É um campo matemático no qual são utilizados métodos e símbolos algébricos para representar e resolver problemas geométricos. Sua importância está no fato de que estabelece uma correspondência entre equações algébricas e curvas geométricas, através do plano cartesiano, o que torna possível a reavaliação de problemas na geometria como problemas equivalentes na álgebra, e vice-versa. Isso quer dizer que os métodos de um âmbito podem ser utilizados para solucionar problemas no outro.

Esta geometria é muito importante para as áreas da física e da engenharia, e é fundamental nas mais modernas geometrias, incluindo geometria algébrica, diferencial, discreta e computacional.

Agora vamos ver um pouquinho desse mundo tão útil e encantador!

QUER SABER MAIS SOBRE GEOMETRIA ANALÍTICA? CONFIRA NOSSO RESUMO COMPLETO!

Muitos de vocês acham que Geometria Analítica é um assunto pouco comum no vestibular. De fato, você está parcialmente certo: a Analítica não é tão recorrente quanto outras matérias, o que não quer dizer que ela não caia! Por isso, separamos 3 questões de vestibulares que te mostram que ela pode, sim, estar presente na sua prova de vestibular!

1) Perímetro de um triângulo

Em muitas provas de vestibular, são cobrados triângulos, de uma forma que conhecemos seus pontos de vértices e devemos encontrar seu perímetro ou sua área. Mas, para isso, precisamos encontrar o tamanho de seus lados, que nada mais é do que a distância entre esses pontos de vértice.

Lembrando que a distância entre dois pontos é dada por:

Em que X1 e Y1, X2 e Y2 são as coordenadas dos pontos P1 e P2, respectivamente.

VEJA MAIS QUESTÕES DE VESTIBULAR E NÃO DEIXE O ENEM TE PEGAR DE SURPRESA!