• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Equações e Inequações de Primeiro e Segundo Graus

Nunca foi tão fácil estudar Equações e Inequações de Primeiro e Segundo Graus, não é mesmo? icon smile Mapa Mental: Função Quadrática Confira esse mapa mental incrível preparamos para você:

mapa-matematica-luan-equacoes-inequacoes

Entender Equações e Inequações de 1º e 2º grau com esse resumo vai ficar fácil! Prepare-se para o Enem e vestibulares com o Descomplica!

Equação é uma igualdade (=) envolvendo uma ou mais incógnitas. E inequação é uma sentença matemática expressa por uma desigualdade – através dos símbolos: ≠ (diferente de), < (menor que), > (maior que) , ≤ (menor ou igual a), ≥ (maior ou igual a) -, relacionando uma ou mais variáveis. Ambas são usadas para resolver problemas, são a tradução para a matemática de um problema em linguagem corrente.

Grau de uma Equação e de uma Inequação

Tanto a equação como a inequação têm o mesmo grau do monômio de maior grau de sua sentença. Por exemplo, a equação x³+2x+5 é de terceiro grau porque seu monômio de maior grau é x³ e a inequação x²-1 < 0 é de segundo grau porque seu monômio de maior grau é x².

O que são Equações e Inequações do Primeiro e do Segundo Grau?

Equação do Primeiro Grau

Para resolver uma equação do primeiro grau, passamos o problema para a linguagem matemática, depois isolamos a variável e, então, encontramos seu valor.

O que são Equações e Inequações do Primeiro e do Segundo Grau?

No exemplo acima, temos uma balança em equilíbrio, logo:
O que são Equações e Inequações do Primeiro e do Segundo Grau?
Portanto, x = 150g.

QUER SABER MAIS SOBRE EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES DO 1º E 2º GRAU? CONFIRA ESTE RESUMO COMPLETO!

Bons estudos!