• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Média, Mediana e Moda: 3 M’s que você precisa saber para o ENEM

Fique por dentro de tudo sobre Média, Mediana e Moda!

mediana

Essas 3 medidas de centralidade e dispersão são muito evidentes no ENEM, e não há nada de absurdamente difícil nelas. Pelo contrário: são assuntos simples e, agora, vão ficar ainda mais simples! É ler essa lista e ter certeza que vai acertar todas as questões desse assunto. Em estatística, estuda-se o comportamento dos eventos analisados em uma amostra, a fim de se observar padrões. Então, vocês vão aprender tudo sobre média, mediana e moda pra usar no ENEM. Vamos lá!

mediana

1- Média:

Média nada mais é do que o valor que aponta para onde mais se concentram os dados de uma distribuição. Existem vários tipos de média, como a média ponderada, a média harmônica, a média geométrica, etc. Mas, aqui, você verá somente o que cai no ENEM, assim fica mais fácil né?! Veja melhor com os exemplos.

média

2- Mediana:

Divisa que separa a parte superior da parte inferior de uma amostra. Mediana também pode ser vista como a reta que passa pelo valor médio, uma reta que separa os dados em duas metades, a fim de analisar os dados de  forma qualitativa.

Mas o que isso quer dizer? Você tem que pegar o ponto central de uma distribuição de pontos. Olha só:

mediana

Deu para entender que a mediana será sempre o evento central, independente do valor?

3. Moda

Moda é mais simples ainda. Quando alguém fala que algo está na moda, você sabe o que isso significa? Por exemplo: “Vocês viram a nova moda de bermudas? Agora todas vem com uma estampa do Bob Marley”.
Moda é sempre o que mais aparece, o que tudo mundo faz ou usa. Logo, moda é o evento que ocorre com maior frequência.
moda