• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Arrase no ENEM com estas 3 dicas sobre análise combinatória

Quer se dar bem no ENEM? Então você precisa fica por dentro destas 3 dicas sobre análise combinatória e arrasar em matemática!

análise combinatória

Análise combinatória é um dos assuntos que mais caem no ENEM, e, com o grande dia chegando, vamos com tudo com essa super lista especial que preparamos para vocês! Com estas dicas, eu duvido que você não se dê bem no ENEM. Vamos?

FIQUE DE OLHO EM NOSSO GABARITO ENEM 2015!

1- Princípio Fundamental da Contagem (PFC)

Esse tópico é importante porque ele abrange muitas questões. Sempre que for pedido para você contar algo ou descobrir quantas são as formas de montar algo tendo várias opções, basta você lembrar-se dessa lista e pensar em PFC. Vem comigo que é fácil!

Ex: Se uma menina quer montar um look pra sair com o namorado, possuindo 5 sapatos, 4 saias e 5 blusas, quantos são os looks diferentes que ela pode montar?

 5  .  4  .  5   = 100 looks diferentes.

análise combinatória

2- Permutação:

Isso te atormenta? Então, seus problemas acabaram! Olha o bizu: sempre que eu quiser arrumar ou embaralhar qualquer coisa de forma aleatória, sem que a ordem importe, eu uso permutação.

Ex:  Como arrumar 8 pessoas em uma fila? Simples:

P8= 8!

Ex 2: Como embaralhar 5 cartas diferentes em uma mão?

P5 = 5!  = 120

análise combinatória

3- Combinação:

Este tópico é absurdamente importante, não só porque é o que mais cai, mas também porque é o mais fácil. Se liga no truque: sempre que você pensar na frase “de ‘tanto’ eu escolho ‘tanto’”, ou “de N eu escolho P”, trata-se de uma questão de combinação e, então, é só aplicar a fórmula.

Os tipos de questões que mais costumam cair são sobre montar grupos, separar uma turma, escolher uma comissão, escolher quem fica em qual cabana, etc.

análise combinatória

Ex: Em uma empresa, deseja-se montar uma comissão com 4 pessoas, tendo 11 disponíveis. Quantas comissões diferentes podemos formar?

“De 11 pessoas, eu escolho 4”.

C11,4 = 11!/(7!.4!)

C11,4 = 330

análise combinatória