• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

E se o vestibular fosse o The Voice? 7 fórmulas de volume para você mandar bem nos falsetes!

Você não precisa da Shakira para mandar bem no vestibular! Descubra todas as principais fórmulas de volume de sólido!

fórmulas de volume

Já relembramos, nessa aula de Áreas, as principais fórmulas da Geometria Plana. E os volumes? Você se lembra quais são as principais fórmulas de volumes dos sólidos? Revise aqui, nessa lista que não é cantora do The Voice, mas que merece sua atenção!

 

1. Cone

fórmulas de volume

Se a fórmula do cone fosse uma nota, seria um falsetão. Sim, sabemos que são muitos símbolos, números e sentimentos numa fórmula só, mas atenção: o cone é super cobrado no vestibular! Por isso, repita comigo: um terço de π vezes raio da base ao quadrado vezes a altura. Faça uma apresentação conceitual e conquiste os jurados com seus conhecimentos matemáticos.

 

2. Prisma

fórmulas de volume

A primeira performance foi a mais difícil, mas prometemos que daqui para frente é mais fácil! Para calcular o volume do prisma, basta multiplicar a área da base pela altura. Simples, né?

 

3. Pirâmide

fórmulas de volume

Os jurados pediram bis, mas você é bom de improviso. O volume da pirâmide é muito parecido com o do prisma: pegue o produto da área da base vezes a altura e multiplique por um terço. Voilá! Você passou para a próxima fase!

 

4. Cilindro

fórmulas de volume

Hora de mais um falsetão. Se o volume do cone é um terço de π vezes raio da base ao quadrado vezes a altura, o volume do cilindro é apenas π vezes raio da base ao quadrado vezes a altura. Se você conseguiu passar por essa, pode até cantar Adele sem medo!

 

5. Paralelepípedo

fórmulas de volume

Esse é bem fácil! Lado vezes lado vezes lado. Considere como uma pausa para respirar nos bastidores.

 

6. Cubo

fórmulas de volume

A fórmula do cubo é bem parecida com a do paralelepípedo: basta multiplicar os três lados. Só que, como os três lados são iguais, é só elevar o mesmo valor ao cubo 😉

 

7. Esfera

fórmulas de volume

Chegou a hora da batalha final! E, para fechar sua carreira no The Voice lacrando, você vai ter que mandar o maior falsete de todos os tempos. Esse falsete é a fórmula de volume da esfera: quatro terços vezes o raio da esfera ao cubo vezes pi. Não tenha medo, vá fundo: alcance as notas de Whitney Houston e garanta o primeiro lugar!

fórmulas de volume

Depois disso, é só sambar no vestibular!