• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Aula ao Vivo: Função Logarítmica

Hoje teremos uma aula incrível sobre Função Logarítmica com os professores PC Sampaio e Aleksander Matias! Essa aula você, definitivamente, não pode perder! 😉 Confira os horários e dias das aulas aqui no post e aproveite para baixar o material de apoio! 😀

tumblr_Blog-320x320px_Matias-e-Pc
Matemática: Função Logarítmica
Turma da Manhã: 9:00 às 10:00, com o professor PC Sampaio.
Turma da Noite: 18:30 às 19:30, com o professor Aleksander Matias.

Faça download do material clicando aqui embaixo 😀

Material de Aula ao Vivo
Lista de Exercícios

MATERIAL DE AULA AO VIVO

1. A Escala de Magnitude de Momento (abreviada como MMS e denotada como Mw), introduzida em 1979 por Thomas Haks e Hiroo Kanamori, substituiu a Escala de Richter para medir a magnitude dos terremotos em termos de energia liberada. Menos conhecida pelo público, a MMS é, no entanto, a escala usada para estimar as magnitudes de todos os grandes terremotos da atualidade. Assim como a escala Richter, a MMS é uma escala logarítmica. MW e M0 se relacionam pela fórmula:

mat1

Onde M0 é o momento sísmico (usualmente estimado a partir dos registros de movimento da superfície, através dos sismogramas), cuja unidade é o dina.cm.
O terremoto de Kobe, acontecido no dia 17 de janeiro de 1995, foi um dos terremotos que causaram maior impacto no Japão e na comunidade científica internacional. Teve magnitude Mw=7,3.

U.S. GEOLOGICAL SURVEY, Historic Earthquakes. Disponível em: http://earthquake.usgs.gov. Acesso em: 1 maio 2010 (adaptado).

Mostrando que é possível determinar a medida por meio de conhecimentos matemáticos, qual foi o momento sísmico M0 do terremoto de Kobe (em dina.cm)?
mat2
Gabarito

1. E

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. Observe no gráfico a função logaritmo decimal definida por y = log(x).

LISTA1
Admita que, no eixo x, 10 unidades correspondem a 1 cm e que, no eixo y, a ordenada log(1000) corresponde a 15 cm.
A escala x:y na qual os eixos foram construídos equivale a:
a) 5:1
b) 15:1
c) 50:1
d) 100:1

 

2. O modelo da cobertura que está sendo colocada no Estádio Beira-Rio está representado na figura abaixo.
lista2
Colocada devidamente em um plano cartesiano, é possível afirmar que, na forma em que está, a linha em destaque pode ser considerada uma restrição da representação da função dada por
lista3
3. O gráfico da função y = log (x+1) é representado por:
lista4

4. Em 1997 iniciou-se a ocupação de uma fa¬zenda improdutiva no interior do país, dan¬do origem a uma pequena cidade. Estima¬-se que a população dessa cidade tenha crescido segundo a função lista6 onde P é a população no ano x, em milhares de habitantes. Considerando lista5 podemos concluir que a população des¬sa cidade atingiu a marca dos 3600 habitan¬tes em meados do ano:
a) 2005
b) 2002
c) 2011
d) 2007
e) 2004

 

Gabarito

1. C
2. A
3. D
4. D