• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Realismo e Naturalismo

Para arrasar na sua prova de literatura, precisa saber tudo sobre Realismo e Naturalismo. Confira este mapa mental que irá te ajudar a entender sobre o assunto!

MapaRealismo

MapaNaturalismo

O livro abaixo é uma obra do Realismo e Naturalismo. Dentre tantas coisas que precisamos ler para fazer uma boa prova, não custa dar uma olhada na sinopse e explicação abaixo. Assim, você terá uma noção melhor dos movimentos citados acima.

Madame Bovary – Gustave Flaubert

Madame Bovary, de Sophie Barthes – 2014.

Resumo do Livro:

Madame Bovary conta a história de Emma, uma moça criada no campo, mas com sonhos burgueses. Inspirada pelo que lê nos livros, Emma quer uma vida melhor, cheia de mimos e coisas que só os ricos podem comprar. Pensando que poderá alcançar o que tanto quer, Emma casa com Charles Bovary, um médico também do interior. Charles ama Emma apaixonadamente, mas por ignorância não dá valor as coisas que Emma dá, não vê a beleza como Emma vê e é, na visão própria, extremamente entediante. Tentando suprir essa falta que o sonho de uma vida melhor faz, Emma procura em outros homens o alicerce para os seus desejos.

No início do livro, logo depois que Emma casa com Charles, que é quando sabemos da sua urgência pela aventura e pelo que é diferente, requintado e belo, ficamos com pena de Emma. Acho que ela é o reflexo de muitas mulheres, inclusive modernas. Mulheres estas que são presas ou pela família ou pelo marido ou pela sociedade e não podem vivenciar suas paixões. Acontece que, durante a leitura, à medida que Emma se torna mais difícil de ser agradada, apesar das tentativas constantes do marido e dos amantes, Emma se torna chata. Dá vontade de esganar Madame Bovary! E no final do livro, a gente quer mais é que  o Senhor Bovary mande a Madame pastar! Ô, criatura difícil de agradar!

Entendeu tudo sobre Realismo e Naturalismo? Se quiser se aprofundar no assunto, veja a aula sobre esses movimentos culturais no Brasil!