Mapa Mental: Principais Autores do Pré-Modernismo

01/07/2016 Larissa Coelho

Confira esse mapa mental com todos os Principais Autores do Pré-Modernismo pra você estudar! 8)

mapa-port-principais-autores-pre-modernismo

O pré-modernismo é caracterizado por ser período de transição entre os movimentos literários ao final do século XIX e a escola modernista, criada ao início do século XX. Nesse sentido, percebemos que o homem do século XX apresenta uma nova visão de mundo, tentando desvincular-se de aspectos conservadores, assim, em sua produção literária observamos uma série de inovações no campo da temática e na linguagem e, ao mesmo tempo, traços de conservadorismo no campo estético.

CONTEXTO HISTÓRICO

O pré-modernismo tem início em 1900 e vai até 1922. Com a chegada do século XX, é inegável a presença de várias mudanças sociais, econômicas e políticas no contexto mundial. Nesse sentido, percebemos uma série de acontecimentos que marcaram não somente novos pensamentos sobre a realidade daquele momento, como a presença das classes mais baixas, que lutavam para o reconhecimento de seus direitos.

No cenário brasileiro, vivíamos um período republicano, mas é pertinente lembrar de acontecimentos que marcaram a chegada desse momento, como: Revolta de Canudos (1896-97), A Revolta da Vacina (1904), O ciclo da borracha (1870- 1920), A Guerra do Contestado (1912- 1916), A Revolta da Chibata (1910), a Greve dos Operários (1917) e o fim da República Café com Leite (1894- 1930). No contexto mundial, temos a presença da 1ª Guerra Mundial (1914- 1918), o que influenciou diretamente no modo do viver do homem contemporâneo e na sua visão conflituosa de mundo.

UM RESUMO COMPLETO SOBRE PRÉ-MODERNISMO ESTÁ TE ESPERANDO BEM AQUI!

Não deixe de conferir também as 5 vanguardas modernistas que inspiram coisas do seu dia-a-dia e, depois, resolva exercícios de vestibular sobre o tema para testar seus conhecimentos. 🙂

Larissa Coelho

Larissa Coelho escreveu 3147 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *