Mapa Mental: Características da Poesia Pós-Moderna e Concretismo

16/09/2016 Larissa Coelho

Quer saber tudo sobre Poesia Pós-Moderna e Concretismo? É só dar uma olhada neste mapa mental e garantir uma nota 10 na sua prova de literatura! <3

concretismo

 

Em 1956, foi lançada a Exposição de Arte Concreta, no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. Os trabalhos do grupo formado por Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari, em 1952, eram lançados pelos mesmos em sua revista chamada “Noigandres’.

O grupo, em si, tentava produzir literatura para a sociedade crítica da época. A proposta era o fim da poesia lírica e intimista, fundando a concretude da palavra, abrangendo seus aspectos verbais, sonoros e visuais. Desta forma, a poesia transformar-se-ia em objeto, sem representação de sentimentos ou emoções, apresentando a realidade do poema. O Concretismo procura captar e transmitir a realidade das cidades, incorporando técnicas e recursos dos meios de comunicação.

Um texto de Mallarmé, “Um Lance de Dados Nunca Abolirá o Acaso”, encerra o ciclo histórico do poema discursivo, de acordo com alguns teóricos do Concretismo. Os poetas deste período tinham como proposta a superação do tom declamatório da poesia tradicional, aproximando o poema das artes plásticas.

O apelo ao gráfico e ao visual chega a partir daí, indo de encontro ao processo de comunicação da vida moderna. Buscavam a linguagem verbivocovisual, procurando pôr em evidência o significante, isto é, a representação do que o poema, como um todo, seria captado pelo público.

As características concretistas são: poemas visuais, palavras entrecortadas ou figuras, poema em forma de figura, temas universais e atuais e primitivismo em alguns poemas.

QUER SABER MAIS SOBRE O CONCRETISMO? DÊ UMA OLHADA NESTE RESUMO COMPLETO.

O que um logotipo tem a ver com poesia concreta?

Sabe aquela parada que a gente olha, olha, olha, não entende nada e pensa: “Cara, como podem chamar isso de arte?”

Os caras que fizeram e os que ainda fazem esse tipo de arte pensam e pensam muito. E não é tão difícil acompanhar o pensamento deles. Depois de ler essa lista aqui, com certeza, vamos começar a ver e entender esse tipo de poesia de forma diferente!

FICOU CURIOSO? CONFIRA ESTA LISTA E DESCUBRA MAIS SOBRE POESIA CONCRETA!

Sacou tudo sobre Concretismo? Agora fique ligado na nossa página do gabarito ENEM 2015!

Larissa Coelho

Larissa Coelho escreveu 3147 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *