• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Exercício Resolvido: Romantismo

Banner-Blog_monitoria_1349x504px_exercicio-Resolvido

Para resolver essa questão, assista uma aula sobre Romantismo.

1. (UFSCAR) Leia o texto de Manoel Carlos.

Envelhecer já foi um milagre, um sonho e também uma sentença cruel. Nossos poetas românticos, por exemplo, almejavam a vida curta, cravejada de muita tosse, e olhos fundos, aureolados de acentuadas olheiras. E, quando a vida se estendia, sentiam-se traídos pelo Destino, envergonhados diante da posteridade. Consta mesmo que um deles, aos 22 anos, preocupado com a hora final que tardava a soar, declarava-se com 20 anos – a fim de ampliar a chance de ser colhido ainda na juventude. Acabou não desapontando ninguém, nem a si próprio. Foi ceifado aos 23 anos.

Não fosse o fim precoce de seus autores, a maior parte da poesia romântica não teria sido escrita. A maior e a melhor, porque em toda a obra de Álvares de Azevedo poucos poemas se comparam à beleza de Se eu Morresse Amanhã. O poeta deu o último suspiro aos 20 anos.

(Veja, 15.07.2009)

Identifique a vertente da literatura romântica brasileira referida no texto e aponte duas de suas características.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GABARITO

A vertente literária a qual o texto faz referência trata da Segunda geração Romântica, chamada Ultrarromântica ou Mal do Século. Essa geração é alcunhada por esse último nome – Mal do Século – porque muitos de seus autores morreram ainda jovens por conta de doenças, principalmente a Tuberculose. Além da linguagem subjetiva, uma das principais características desse movimento, é possível analisar o pessimismo na poesia romântica, a aproximação com a morte e a fuga da realidade (com a ajuda dos “paraísos artificiais”, a infância e a evasão do tempo). Nessa geração há um alto sentimentalismo por parte do eu lírico, que eleva tudo o que pensa e sente, expressando tais