• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Descubra de 4 maneiras diferentes como a natureza pode cair na sua prova de linguagens do ENEM

Você já sabe que uma mesma temática pode ser trabalhada de diversas formas e em tempos distintos. O ‘assunto’ é reformulado e se adapta às necessidades artísticas da época. E, além do amor, tema do nossos resumo da semana passada, a natureza também foi retratada em diferentes períodos da literatura. Vamos relembrá-las?

1. A natureza retratada no Quinhentismo
No século XVI, nossa terra foi descoberta pelos portugueses enquanto navegavam rumo às Índias. Desde esse momento, deu-se um processo de conhecimento e posteriormente, uma exploração sobre o território brasileiro, com toda sua beleza litorânea e floresta extensa. Com isso, as cartas enviadas ao rei de Portugal eram altamente detalhadas e descritivas sobre os aspectos da natureza brasileira, somado também as feições geográficas da região.

4 maneiras diferentes como a natureza pode cair na sua prova de linguagens do ENEM

O Tarzan, assim como os índios, tinha amplo conhecimento de seu território. 

 
2. A natureza no período Árcade
Avançando para o século XVIII, encontramos no arcadismo uma linguagem mais simples e que abordava a natureza como plano de fundo, assim como também era vista como uma fuga imaginária mediante ao processo de urbanização nas cidades e, consequentemente, ao “caos” do desenvolvimento urbano. Temos também a presença do bucolismo, que valorizava a vida simples do campo, o clima de tranquilidade.

4 maneiras diferentes como a natureza pode cair na sua prova de linguagens do ENEM

Bella e Edward buscavam na natureza uma “válvula de escape” para os problemas cotidianos

 
3. A natureza no contexto Romântico <3
Durante a 1ª Geração Romântica, a natureza ganhou destaque e virou protagonista no campo poético. Isso se deu porque, após a Independência do Brasil, tornou-se necessário construir uma identidade brasileira. Junto com a valorização do índio na literatura brasileira, a natureza foi posta em primeiro plano, sendo exaltada e idealizada, valorizando o sentimento de amor à pátria.

4 maneiras diferentes como a natureza pode cair na sua prova de linguagens do ENEM

Olha só como neste clipe a Katy Perry idealiza a natureza!

4. A visão pré-modernista sobre a natureza
No período transitório ao modernismo, começamos a perceber um aprofundamento no caráter social. Junto a isso, deu-se também a expansão do regionalismo. Na obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, o autor relata as condições geográficas do sertão, além dos costumes do sertanejo.

4 maneiras diferentes como a natureza pode cair na sua prova de linguagens do ENEM

Desse modo fica fácil, né?
Resumindo: no Quinhentismo, temos a natureza de forma detalhada e descritiva, enquanto que no Arcadismo, a natureza é tratada como plano de fundo. Já no Romantismo, a natureza é idealizada e ajuda a construir um sentimento de amor à pátria, opondo-se ao pré-modernismo, que aborda a natureza de forma regional, que também trata os fatores climáticos predominantes da região.

Bons estudos! E se você tiver qualquer dúvida, já sabe: deixe seu comentário! =)