• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Uma vírgula e uma palavra nos lugares certos podem te trazer o 1000 na redação. Duvida?

1. Saiba usar parênteses, vírgulas e travessões

Você pode usar parênteses, vírgulas e travessões para configurar diferentes métodos de enfatizar uma informação. Palavra o frase entre parênteses constituem uma explicação e possuem o mesmo nível de importância do que o termo antecedente. Agora, se estiver contida entre travessões, eleva o nível da informação. Afirmações entre parênteses são secundárias e minimizam a importância da informação.

Você já tinha parado para pensar nisso?

2. Desloque termos dentro do texto

O deslocamento de termos dentro de uma frase serve para conseguir efeitos diferentes do que o normal. A ordem indireta serve para dar ênfase e destaque na inversão. As únicas classes de palavras que possuem uma restrição a esse tipo são os adjetivos de caráter descritíveis, que não são intercambiáveis, pois a inversão não gera um sentido lógico. (blusa acetinada – acetinada blusa).

Sim, é sério! Pode acreditar.

3. Hiperônimos e hipônimos? Hãn?

Em alguns períodos, não é possível encaixar um termo diferente para que não haja repetição de palavras, pois sinônimos não possuem correspondentes exatos. Deve-se, então, fazer uso dos hiperônimos, hipônimos e o domínio de palavras técnicas que podem ser utilizadas em temas específicos.

Essa informação te acertou de jeito, né?

4. O título perfeito

Os títulos devem conter poucas palavras e deve ser uma síntese do que se encontrará ao longo da redação. Por isso, eles podem ser escritos em formas nominais ou verbais.

“Não há nada para dizer. As palavras não vão mudar nada.” Vai sim, a busca pelo título perfeito é árdua, mas eu aposto que você consegue!

5. Perigo: Excesso de pronomes!

Cuidado com pronomes possessivos, pessoais, relativos, indefinidos e expressões, como “o mesmo”, pois se configurados de forma errada podem trazer ambiguidade ao seu texto, dificultando a compreensão do leitor.

Ambiguidade são pedras no caminho do leitor/corretor.