• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

5 marchinhas que um vestibulando não pode deixar de pular neste carnaval

5 marchinhas que um vestibulando não pode deixar de pular neste carnaval

O carnaval está aí e os vestibulandos podem ser divididos em dois grupos: aqueles que vão se acabar nos blocos e aqueles que vão engolir as lágrimas e estudar a semana inteira. Mas saiba que é possível cair na folia e ficar em dia com o vestibular ao mesmo tempo! Vem com a gente que te mostraremos 5 marchinhas e sambas-enredo que todo vestibulando deve pular neste carnaval!

 

1. Kizomba, A Festa Da Raça

giphy (2)

Este samba-enredo, composto em 1988, rendeu à Vila Isabel seu primeiro título de carnaval carioca. E não é para menos: o fantasma da ditadura militar ainda assombrava muita gente, uma nova constituição estava prestes a ser promulgada e, nas ruas, o movimento negro pedia a criminalização do racismo.

Além disso, o poderoso samba ainda questiona o lugar do negro na sociedade brasileira pós-abolição e ainda procura desconstruir aquele velha ideia que temos de que a Princesa Isabel foi a heroína da abolição da escravatura. Na verdade, a resistência dos escravos foi muito mais importante. Quer saber mais? Fique com este recado do nosso queridíssimo Pellizzari <3

 

2. A Jardineira

giphy (7)

Lançada no carnaval de 1939 na voz de Orlando Silva, A Jardineira é perfeita para se pensar em tempos verbais, funções da linguagem e pessoas do discurso. Hein?! Deixa que o professor Valladares te explica!

 

3. Áfricas: Do Berço Real à Corte Brasiliana

beijaflor

Com este samba-enredo de 2007, a Beija-Flor de Nilópolis procurou discutir como a cultura africana está entranhada em nossa realidade. A religião, o samba, tudo! O professor Pellizzari te explica tudinho para você ficar bem de boa no seu carnaval e ainda arrasar no Enem!

4. Aurora

Sambo-na-sua-cara

Tio Vallad está de volta! Desta vez, para falar do vocativo e da função apelativa! Vem conferir o que a marchinha de Mário Lago tem a ver com a sua prova de Português!

E aí? Já ficou por dentro de todas as melhores marchinhas para pular carnaval e mandar bem no vestibular? Deixe um comentário!