• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

5 dicas para não ter um dia horrível fazendo o ENEM!

Descubra como segurar este forninho e fazer um ENEM perfeito!

enem

Pare tudo que você está fazendo: chegou a hora. Faltam apenas 4 dias para o ENEM. Agora não adianta se desesperar, chorar ou botar na mão de Deus: a treta agora é contigo mesmo. Quem se preparou, se preparou; agora, quem não se preparou, bola para frente, tem outros vestibulares.

NÃO SE DESESPERE! CONFIRA NOSSO GABARITO ENEM 2015!

Pois é, depois de passar o ano inteiro estudando quando você poderia beijando na boca, vendo filmes, ouvindo músicas, indo a shows, curtindo uma praia, respirando ar puro, fazendo viagens, enfim, todas essas coisas que nem são divertidas, falta muito, mas muito pouco para botar seus conhecimentos em prática. Mas eis que, no dia da prova, o alarme não toca, o trânsito dá um nó e parece que há um pequeno Gremlin sambando na sua cabeça.

O ENEM, antes de mais nada, exige preparação física. Não pense que basta sacar muito para fazer uma boa prova, não! Confira nossas dicas para que uma maré de azar não te atinja e, quando mil concorrentes caírem à sua esquerda e dez mil à sua direita, você não será atingido!

1. A véspera

enem

Você já ouviu muita discussão sobre o que fazer no dia anterior ao ENEM. Alguns dizem que é terminante proibido estudar, e que você deve apenas aproveitar e relaxar; outros te bombardeiam com neuroses sobre decorar fórmulas de última hora.

Bem, sabemos que apenas relaxar e esperar a morte chegar a hora da prova não é fácil; sabemos que você está ansioso e mal se aguenta parado. Mas se cansar na frente de um livro bem no dia em que você deveria recuperar suas forças também não é legal. E se você pudesse se divertir e revisar a matéria ao mesmo tempo? Parece impossível? Nossos fadões do ENEM te mostram como! Basta clicar aqui e descobrir!

2. O despertador

enem

Você está louca, querida, se não está pensando em se programar para chegar no horário certinho. A não ser que queira ver seu lindo rosto coberto de lágrimas estampado na capa do jornal, é melhor você se preparar para não ficar trancado do lado de fora dos portões do local da sua prova.

Tenha certeza de que o seu despertador está programado para a hora certa. Se você quiser, programe três alarmes diferentes de cinco em cinco minutos, para conseguir acordar a tempo. E sem preguiça! Você passou dez meses estudando direto. Por isso, é bom saber arrumar tudo rapidinho e partir para essa missão!

3. O trânsito

enem

Não é apenas você que está prestando vestibular, querido. A beleza do ENEM é que este é um exame nacional – ou seja, todo mundo está na rua ao mesmo tempo para prestar a prova. Todo. Mundo. Não adianta amaldiçoar até a oitava geração de todos os motoristas presos no engarrafamento; é você quem deve se organizar para sair com pelo menos uma hora de antecedência, para chegar no local de prova bem cedinho e sem neura. Ah, e não esqueça de visitar o local em algum dia antes da própria prova, para que você não se perca na hora H e acabe se atrasando.

4. A prova

enem

Se você acompanha nosso blog, já está mais do que na hora de saber T-U-D-O sobre a prova do ENEM. O Desconversa já te ensinou várias vezes como sobreviver ao ENEM. Lembra de quando te ajudamos a fazer uma boa redação? E de quando te ensinamos a não ter uma volta às aulas horrível sendo vestibulando? E as nossas 12 simpatias para mandar bem no ENEM?

O importante é respirar fundo e manter a calma. Você tem quatro horas para fazer 90 questões, e mais uma hora e meia para a redação. Pensamento rápido e conhecimentos gerais são importantes, é claro, mas você precisa relaxar! Organize seu tempo para conseguir fazer tudo e passar suas questões a limpo no cartão resposta e seu rascunho na folha da redação. Não tem segredo! Basta ir para seu lugar feliz e ficar de boa.

5. E agora?

enem

O tempo acabou. Você deu o seu melhor. Sua cabeça está estourando, seu coração acelerado, e você se sente um caco. Mas ainda falta um pouco para o gabarito sair, e, pelo menos, mais alguns meses para que você descubra sua pontuação e se arrisque no SISU. Então tá, né.

Não adianta morrer de preocupação. O que passou, passou, e agora já não depende de você. Apenas saiba que você fez tudo o que podia e, claro, sempre poderia fazer um pouco mais, se não estivesse sob tanta pressão. Mas você lacrou do jeito que poderia lacrar. Agora, é só sentar, engolir o choro e esperar o resultado sair.

E não se esqueça: se você não passar este ano, sempre haverá inúmeras reclassificações. Não fique pensando no que poderia ser; se você falhar, tente de novo ano que vem. Apenas não desista. Nós estaremos aqui prontos para te dar aquela força quantas vezes for necessário <3

enem

E aí? Descobriu como fazer um ENEM perfeito? Nós desejamos toda a sorte (e todos os chocolates e refrigerantes) do mundo para vocês! Boa prova e, quando voltarem, fiquem ligados no nosso gabarito ENEM 2015!