• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

#DesafioDescomplica: 7 coisas que você encontra na hora do almoço e que podem cair no ENEM

Já sabe as novidades para o mês de Outubro? Pois é: preparamos para você o #DesafioDescomplica, um simulado grátis para você testar seus conhecimentos para o ENEM! Além do #Desafio, você também terá aulas ao vivo de revisão, para se preparar para a prova e arrasar no simulado!

Junto com as aulas de revisão, lançaremos aqui no blog uma série de listas ~desafiadoras~, que te ensinarão conteúdo para o ENEM nas coisas mais simples do dia-a-dia. Duvida? Então que tal começarmos por essa, com 7 coisas que você encontra na hora do almoço e que podem cair no ENEM? Já pensou em alguma coisa? Que tal parar de comer para poder pensar um pouco? ;]

Nananinanão: primeiro, os estudos. Depois, a comilança.

1. Especiarias

Estamos cansados de saber que um dos principais objetivos que impulsionaram as grandes navegações foi a necessidade de descobrir um novo caminho para as Índias e alcançar as famosas especiarias. Mas você sabia que esses artefatos são usados até hoje? Olha para o seu prato, dá um garfada… Sentiu o gosto da pimenta do reino? Pois essa era uma das principais especiarias buscadas no Oriente, juntamente com a canela, a noz moscada e o cravo.

Cuidado com alguns tipos de especiarias: elas podem ser… perigosas.

2. Grandes redes de restaurante Fast Food

Restaurantes de Fast Food são exemplos de como a Globalização atua em nossas vidas não só no aspecto econômico e social, mas no cultural também! Suas músicas de propagandas entram nas nossas cabeças e as cores de suas marcas logo nos remetem às suas comidas. Quem nunca viu as cores vermelho e amarelo por aí e logo desejou um “big hambúrguer”?

O sanduíche do Pellizzari e do Hansen também é “globalizado”.

3. Preço do Quilograma

Quando almoçamos fora, temos que ficar atento ao preço do quilograma da comida. Como ninguém é obrigado a comer exatamente 1 kg de comida, a balança realiza uma regra de três para calcular o valor que você tem que pagar proporcionalmente à quantidade de comida que tem no seu prato. Portanto, fique esperto: se estiver com o dinheiro contado, é melhor maneirar na quantidade de comida para não passar vergonha na hora de pagar a conta!

Fique esperto: tem self-service que cobra a mais se você deixa comida no prato. É melhor não ser olho grande e comer tudo o que você pegar.

4. Propagandas de restaurantes

As propagandas de comida dos restaurantes são muito atraentes e despertam uma fome incontrolável. Isso porque elas são baseadas na função conativa da língua, que tem como foco o receptor da mensagem.

Realmente, propagandas de estabelecimentos alimentícios são sempre… surpreendentes.

5. Digestão dos alimentos

Os alimentos são digeridos de forma diferente nas diversas partes do sistema digestório: na boca, temos a digestão mecânica (ao mastigar o alimento) e também digere quimicamente o amido. Já no estômago, é liberado o suco gástrico, que é formado por água, ácido clorídrico e enzimas digestivas. A digestão de gordura é feita no intestino delgado, com a ajuda da bile produzida no fígado.

Fique atento: é sempre bom olhar a aparência do que você come antes de digerir o alimento! Vai que…

6. Ebulição da água

O processo por trás da ebulição da água no preparo de um chá é bastante interessante. Quando aquecemos água numa panela, há condução de calor entre a chama aberta e o fundo da panela que, por sua vez, está em contato microscópico com a água do fundo – condução outra vez. Como essa água tem sua temperatura aumentada, há transmissão de calor sensível Q=mc(Tf-Ti) e sua densidade diminui (fica mais “leve”), havendo um movimento global da água para cima (convecção), até certo ponto em que a água não varia de temperatura e começa a ferver, onde há transmissão de calor latente Q=mL.

Depois de um banho nessa piscina de água QUENTE PRA CARAMBA, você nunca mais vai reclamar da água fria do seu chuveiro.

7. Bônus: Quer um tema de redação que pode se relacionar com o assunto? Lá vai:

“O culto ao corpo na sociedade contemporânea.”

Curtiu a lista? Aposto que você não tinha pensando em tanta coisa relacionada ao seu almoço que pode cair no ENEM! Tem mais sugestões? Deixe seu comentário! E não se esqueça de se inscrever na página do Desafio para receber mais informações sobre o Simulado! :]